
Pista de atletismo e campo de Street Basket
A Câmara de Matosinhos inaugurou hoje o campo 3X3 de BasketArt, em Perafita, junto ao Complexo Desportivo do Aldeia Nova.
O campo, com pavimento em betão, tem linhas marcadas com tinta termoplástica a quente, segundo normas federativas. Para evitar a saída de bolas da área de jogo, foi colocada uma proteção à volta do campo.
O artista Fedor criou, no pavimento, uma intervenção de arte urbana.
A cerimónia de inauguração contou com a participação da presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, do vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, dos vereadores Manuela Álvares, Fernando Rocha, Marta Pontes e Vasco Pinho, do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, e da presidente da junta da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
Além deste campo de Street Basket, na próxima semana, serão inaugurados outros dois, um junto ao kartódromo do Cabo do Mundo e outro junto à praia da Agudela, que se irão juntar ao campo dos “Físicos”, a funcionar desde o início de junho.
A criação e dinamização destes campos “3x3 BaskertArt Levar o Basquetebol Mais Longe” no concelho resultam de um acordo de cooperação entre a Câmara de Matosinhos, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol do Porto e a Associação Cidade Social, que foi hoje assinado.
O objetivo é trazer a prática do basquetebol para a rua, segundo o conceito “street basket”, para atrair mais praticantes numa ótica inclusiva e massificada.
Foi igualmente firmado o Contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município de Matosinhos e a Federação Portuguesa de Basquetebol.
Também hoje, a presidente da Câmara Municipal inaugurou a intervenção de requalificação da pista de atletismo da Zona Desportiva Municipal de Leça da Palmeira. Realizada pela Matosinhos Sport, a obra representou um investimento superior a 180 mil euros.
Em Matosinhos, dados de 2022 revelaram a existência de mais de 500 praticantes de atletismo registados na Associação de Atletismo do Porto, bem como de cerca de 130 triatletas registados na Federação de Triatlo de Portugal.
A recém-requalificada pista de atletismo poderá ser utilizada, além do atletismo, nas modalidades de pentatlo e triatlo.





























