Visitas guiadas em noite de lua cheia atraem cada vez mais público.
Aproximadamente meio milhar de pessoas participou na noite da passada sexta feira, na sessão de junho de "Moontosinhos" - um ciclo de visitas guiadas à História e ao Património de Matosinhos, realizadas mensalmente na noite de lua cheia.
Guiada pelo arqueólogo da Autarquia, Joel Cleto, e tendo como motivo principal as quintas da Conceição e de Santiago, em Leça da Palmeira, esta visita terminou, por ser coincidentemente uma sexta feira 13, com uma surpreendente e misteriosa visita ao Museu da Quinta de Santiago, teatralizada pela equipa do museu e por alunos da “Oficina de Improvisação”, promovida pelo encenador William Gavião na Escola Secundária Augusto Gomes. Desta feita, a Casa de Santiago, foi literalmente o palco do enredo de uma visita teatralizada, em que o público assistiu ao desenrolar da ação do exterior. À volta da Casa decorreram as cenas suspeitas e, quando todos se preparavam para entrar, eis que surge o Detetive para dar ordem de prisão ao Mordomo! Este declara-se inocente e alega ter explicação para todas as cenas. Tudo não passa de um mal-entendido! Então o público teve oportunidade para assistir à desmontagem de todas as cenas suspeitas. Mas o Detetive não pareceu convencido pois Gervásio continuava desaparecido … No momento em o Detetive declara ordem e prisão, eis então que surge o Gervásio em alvoroço, correndo atrás de uns miúdos traquinas e de umas meninas mascaradas! Afinal, e como era sexta-feira, 13, noite de lua cheia os miúdos resolveram pregar uma partida e trancar o Gervásio nas Cavalariças, onde por acaso “cochilava” após ter abusado do Vinho do Porto … Todo o equivoco é desfeito comprovando-se assim que ………….a culpa nem sempre é do Mordomo!
A próxima sessão de Moontosinhos terá lugar em setembro, encontrando-se já abertas as inscrições através do email mail@cm-matosinhos.pt.