Nos dias 18 e 19 de outubro, o Porto de Leixões recebeu um campeonato ibérico destinado aos mais jovens, o Meeting Cidade de Matosinhos.
Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com o Clube de Vela Atlântico, contou com a participação de cerca de 150 atletas, da categoria sub 16, oriundos de várias partes do país e da Galiza, que competiram na classe Optimist.
Esta prova internacional em Matosinhos é a segunda de três que completam o Meeting de las Naciones da Classe Internacional Optimist, integrado na Semana Abanca, um evento dedicado à vela e ao remo, que este ano se realiza em Vigo, Canido e na Corunha, onde decorreu também a primeira etapa do campeonato.
De salientar, as condições muito difíceis do mar, que não permitiram a realização das regatas no horário inicialmente previsto. Com o mar mais calmo, foi possível a realização de uma regata com vento sul com cerca de 10 nós de intensidade e ondas com mais de 3 metros.
Os pequenos velejadores portaram-se à altura e aguentaram estas duras condições. A única regata foi vencida pelo Alex Baptista da Costa Nova, seguido do Lisboeta Tomás Rocha do Sport Algés e Dafundo com Pedro.
A par da competição decorreu, no dia 18, um jantar de networking nas instalações sociais do Clube de Vela Atlântico entre várias entidades com atividades ligadas ao mar e à atividade económica em Matosinhos, com o objetivo de potenciar iniciativas nesta área e, consequentemente, o turismo na cidade de Matosinhos.