Protocolo envolve a instalação de seis postos de monitorização.
Há quatro meses que seis postos de monitorização têm vindo a acompanhar os níveis de exposição à radiação eletromagnética proveniente dos sistemas de comunicações móveis no município.
O objetivo é conhecer os valores do campo magnético do município de forma a garantir o cumprimento legal dos níveis de cobertura acordados nos diferentes serviços de telecomunicações.
A rede de postos resulta de um protocolo, hoje, dia 8 de outubro, formalizado, entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o INOV-INESC- Instituto de Novas Tecnologias, no âmbito do projeto FAQtos.
Para a medição do campo eletromagnético, foram colocadas sondas na Escola Básica de Matosinhos, Escola dos Quatro Caminhos, Galeria Municipal, Jardim de Infância de Santiago (Custóias), Escola Primária Florbela Espanca e Escola Básica de Leça da Palmeira (Leça da Palmeira).
Os dados resultantes da medição de radiações eletromagnéticas e investigação podem ser consultados no portal http://faqtos.pt.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho foi ainda realizada uma palestra sobre a temática das radiações eletromagnéticas, à qual assistiram alunos das escolas secundárias.