Câmara Municipal de Matosinhos distinguida pela Liga dos Bombeiros Portugueses
A proposta partiu da Associação Humanitária de Matosinhos e Leça da Palmeira (Bombeiros Voluntários).
A entrega da Medalha de Serviços Distintos- Grau Ouro pela Liga dos Bombeiros Portugueses à Câmara Municipal de Matosinhos decorreu ontem, na cerimónia de encerramento das comemorações do 145º aniversário da Associação Humanitária de Matosinhos e Leça da Palmeira (Bombeiros Voluntários).
Presentes estiveram a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, o presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, entre outras personalidades.
Luísa Salgueiro agradeceu, em nome da Câmara Municipal, a honrosa distinção, e deu os parabéns à Associação Humanitária de Matosinhos e Leça da Palmeira, a mais antiga do distrito do Porto e a quarta mais antiga do país, pelos 145 anos de existência.
A edil enalteceu o trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido entre a Câmara e os Bombeiros Voluntários, salientando o empenho e dedicação dos serviços de Proteção Civil Municipal.
“O Concelho de Matosinhos, sendo um dos mais vulneráveis em termos de Proteção e Socorro, precisa de instituições capazes e robustas. A Autarquia apesar de estar a reforçar a resposta municipal nesta área através de um forte investimento, quer na estrutura quer nos equipamentos do Serviço de Proteção Civil, tem que contar com o que a comunidade tem nesta área. Para a Câmara, esta Associação é decisiva, bem comos as outras três congéneres”, referiu, anunciando que, até ao final do ano, será disponibilizado o Cartão Municipal do Bombeiro, com inúmeros benefícios.
Nesta cerimónia foi ainda apresentada a viatura rural de combate a incêndios, que foi totalmente transformada e requalificada com o apoio financeiro da Autarquia.
Na sua intervenção, o Vereador da Proteção Civil destacou a relação entre autarquia, Associações Humanitárias e Bombeiros Voluntários, a importância do retomar da comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Matosinhos e as quatro corporações de bombeiros do Concelho, que permitiu criar equipas operacionais de bombeiros, e o início do funcionamento da Central de Emergência Partilhada de Matosinhos, onde têm assento a Proteção Civil, a Polícia Municipal e os Bombeiros, e que já respondeu a mais de cinco mil chamadas.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
