Matosinhos marcou presença na maior feira de turismo de proximidade da Galiza e do Norte de Portugal.
Sedeada este ano em Viana do Castelo, a “Expocidades” deu a conhecer, ao longo dos últimos três dias, os grandes atrativos dos municípios galegos e do norte de Portugal que fazem parte do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, entidade organizadora.
Criado em 1982, o Eixo Atlântico integra os concelhos portugueses de Braga, Viana do Castelo, Chaves, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Penafiel, Vila do Conde, Maia, Matosinhos, Porto, Barcelos, Paredes, Peso da Régua e Vila Nova de Gaia.
Da Galiza fazem parte desta organização transfronteiriça Ferrol, Corunha, Riveira, Narón, Lugo, Sarria, Monforte de Lemos, Lalín, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vilagarcía de Arousa, Carballinho, Barco de Valderorras, Ourense e Vigo.
A “Expocidades”, na sua terceira edição, apresentou 32 expositores no Centro Cultural de Viana do Castelo, entre os quais o de Matosinhos. O Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pinto, fez questão de visitar o certame onde decorreram degustações gastronómicas, música ao vivo e demonstrações de artesões. Os visitantes tiveram a oportunidade de contactar com agências e operadores do território de forma a planear escapadelas e experiências turísticas de proximidade.
No stand de Matosinhos foi dada a conhecer a recente campanha turística “Matosinhos, World’s Best Fish”, destinada a promover a gastronomia do concelho pelo mundo fora.
Recorde-se que Matosinhos será, no próximo ano, Capital da Cultura do Eixo Atlântico.