O Mercado Municipal de Matosinhos - onde funciona, a par do comércio de frescos, uma incubadora de empresas de design - vai acolher este ano o anúncio do vencedor do Prémio Nacional Indústrias Criativas, ao qual concorreram 285 projetos. A Unicer e a Fundação de Serralves, que promovem o galardão, consideraram que o mercado matosinhense reflete bem o espírito das indústrias criativas, tendo escolhido o edifício para palco do Super Bock Laboratório Criativo, no âmbito do qual se ficará a conhecer, no dia 15 de Outubro, o nome do projeto distinguido com um prémio que já vai na sua sexta edição.
O Super Bock Laboratório Criativo arrancará, pelas 17h30, com um debate sobre o empreendedorismo criativo em Portugal, o qual conta com a participação de três jovens empresários nacionais: André Ferreira, responsável pela Deloitte Innovation Portugal e Angola e cofundador da Beta-i, Diogo Vieira, fundador da Visual Labs e professor na Universidade Católica do Porto, e Paula Sousa, fundadora e CEO da Urban Mint.
O programa prosseguirá às 19h30 com o espetáculo multidisciplinar Enraizar, da companhia teatral Palmilha Dentada, que combina linguagens como o novo circo, a dança e a música.
Seguir-se-á, pelas 20h00, a cerimónia de anúncio do vencedor de 2014 do Prémio Nacional Indústrias Criativas, que sairá do lote de dez projetos finalistas anunciado em Junho. Para além do vencedor, que ganhará também o direito de disputar a Creative Business Cup em Copenhaga, na Dinamarca, serão ainda distinguidos os projetos que se destacaram em cada uma das categorias a concurso: Arquitetura e Artes Visuais; Conteúdos e Novos Media; Música e Artes do Espetáculo; Turismo e Património.
A entrega dos prémios estará a cargo do presidente da Fundação de Serralves, Luís Braga da Cruz, do presidente executivo da Unicer, João Abecassis, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro.