Investimentos na área da cultura mereceram o apoio do Ministro da Cultura, João Soares.
Depois de visitar o Centro de Documentação Álvaro Siza (atual sede da Casa da Arquitectura), o Ministro da Cultura deslocou-se às antigas instalações da Real Vinícola.
Acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, João Soares presenciou a evolução dos trabalhos de reabilitação que permitirão instalar naquele local a Orquestra Jazz de Matosinhos e a Casa da Arquitectura.
Este equipamento será o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura e deverá estar concluído em 2016, ano em que Matosinhos será a Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
O périplo pelo património cultural e arquitetónico incluiu uma visita à exposição “Desejo, tensão, transição – Percursos do Design Português”, integrada na programação da bienal Experimenta Design, conduzida por José Bártolo.
Esta exposição antecipou a transformação do espaço da Galeria Nave em Casa do Design, integrando um projeto mais vasto que inclui uma incubadora de empresas da área do design, já em funcionamento no Mercado Municipal, e o espaço Quadra-Investigação, que brevemente abrirá portas na Rua de Brito Capelo.
No final da visita, Guilherme Pinto congratulou-se com a rapidez e o interesse manifestados pelo Ministro da Cultura em conhecer os projetos em curso, entre os quais a Casa da Arquitetura e a Casa do Design, considerados por João Soares projetos de carácter nacional e de projeção internacional.
Guilherme Pinto anunciou ainda, pela primeira vez, a criação do “Cais”- Museu da Diáspora, cuja coordenação está a cargo de Isabel Pires de Lima. O novo equipamento cultural irá nascer em Matosinhos-Sul num edifício devoluto que será reabilitado para o efeito. Prevê-se que esteja concluído em março de 2017. O orçamento ronda os dois milhões de euros.
A visita contou com a participação do Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, da presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da deputada da Assembleia da República, Luísa Salgueiro, da administradora da Fundação de Serralves, Isabel Pires de Lima, do diretor da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, do diretor da ESAD, Sérgio Afonso, entre outros.