12.09.11
Inauguração da EB1 Padrão da Légua em clima festivo
“O futuro de Matosinhos e, de uma forma geral, da região norte do País passa pela qualificação das nossas crianças. Por isso, a Educação é uma prioridade deste Executivo desde o primeiro dia”, referiu o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, na sessão de inauguração da EB do Padrão da Légua, que decorreu hoje, dia 12 de Setembro, pelas 10 horas, em clima festivo. Em arranque de ano lectivo, e com a presença de muitos pais que acompanharam as crianças no primeiro dia de aulas, esta inauguração foi marcada por uma presença significativa de membros de toda a comunidade escolar entre pais, professores e alunos.
O Presidente da Câmara salientou ainda que a Câmara de Matosinhos faz questão de apostar no ensino de qualidade, investindo na mobilização de todas as energias disponíveis para alcançar esse objetivo, nomeadamente, através da disponibilização de equipamentos educativos condizentes com as exigências atuais, inerentes à promoção do sucesso escolar.
O reordenamento da rede escolar ao nível do 1.º ciclo do ensino básico e dos jardins de infância, bem como a renovação dos espaços existentes constituíram, desde 2005, uma prioridade nas políticas educativas de Matosinhos.
A aposta na requalificação do parque escolar tem permitido dotar diversas escolas com instalações e equipamentos modernos, que possibilitam o desenvolvimento pleno de atividades pedagógicas e de apoio, designadamente, instalações cobertas para a prática da atividade física e do desporto, refeitórios escolares, bibliotecas, centros de recursos, auditórios, equipamentos informáticos e novas tecnologias de informação e comunicação.
Localizada na freguesia de Leça do Balio, a EB do Padrão da Légua, é um edifício totalmente novo, pautado pela forte fluidez dos espaços e pela clareza das suas relações funcionais. Este novo edifício escolar permitiu o encerramento da EB1 do Monte da Mina, que funcionava em regime duplo (das 8h às 13h e das 13h15 às 18h15) e apresentava bastantes limitações ao nível das instalações, não dispondo, designadamente, de refeitório escolar, biblioteca e sala polivalente para a prática de educação física.
Para além de 10 salas de aula para o 1.º ciclo e de 3 salas para a educação pré-escolar, a EB do Padrão da Légua dispõe de refeitório, biblioteca, sala polivalente, salas de apoio educativo, gabinete de coordenação, sala de encarregados de educação, sala de professores e sala de pessoal. Neste ano lectivo que agora começa, vai funciona com 8 turmas do 1.º ciclo do ensino básico (163 alunos) e 2 salas do pré-escolar (38 crianças). O reforço na oferta da educação pré-escolar conseguido com a construção deste novo equipamento, permitiu terminar com as listas de espera para os jardins de infância, na freguesia de Leça do Balio. Um motivo de regozijo não só para o Prof. Manuel Gonçalves, Director do Agrupamento de Escolas de Leça do Balio, que fez questão de salientar a importância desta obra agora inaugurada para a comunidade onde está inserida, como também para o Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo, que se mostrou satisfeito com este reforço de grande relevância no parque escolar da freguesia.
A construção desta escola representou um investimento de 2 milhões e 765 mil euros.
Na visita às instalações da nova EB, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, foi auscultando as opiniões quer dos pais e dos encarregados de educação, quer dos professores, quer das crianças que se mostraram particularmente felizes por esta nova escola onde a simplicidade e a funcionalidade são mais-valias que se sobressaiem a um primeiro olhar. O parque infantil e o amplo recreio chamaram a atenção dos alunos, mas os elogios à biblioteca, ao amplo refeitório e à luminosidade de cada espaço foram também características que chamaram a atenção das crianças. “Estou orgulhoso desta nova escola”, dizia um menino com ar compenetrado no momento de descerramento da placa de inauguração. “Esta é muito mais gira e está novinha em folha”, comentava outro após uma corrida pelo receio.
No final, todos eles receberam mochilas com kits de higiene oral. O Presidente da Câmara aproveitou o momento para dar nota desta distribuição e da importância em defender e preservar a saúde oral das crianças de Matosinhos.
No final, todos eles receberam mochilas com kits de higiene oral. O Presidente da Câmara aproveitou o momento para dar nota desta distribuição e da importância em defender e preservar a saúde oral das crianças de Matosinhos.
Nesta inauguração, marcaram presença o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, o vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício e o Vereador do Desporto, Dr. Guilherme Aguiar. Em representação da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), esteve a Directora Adjunta, Dra. Isabel Cruz.
No arranque do ano letivo 2011/2012, vão ser inaugurados cinco estabelecimentos de educação e ensino e, em Dezembro ficam prontos mais quatro (EB de Santiago – 2ª fase, em Custóias, EB da Lomba, em Guifões, EB da Praia, em Leça da Palmeira e EB da Quinta de S. Gens, na Senhora da Hora) que refletem o forte empenho da Câmara de Matosinhos na educação.
O reordenamento da rede escolar ao nível do 1.º ciclo do ensino básico e dos jardins de infância e a renovação dos espaços educativos existentes constituíram, desde 2005, uma prioridade nas políticas educativas de Matosinhos. Em defesa da escola pública, foi lançado um ambicioso programa de criação, ampliação e remodelação do parque escolar, que culminará, com a disponibilização de 279 salas novas: 9 para creches, 42 para o pré-escolar, 120 para o 1.º ciclo, 74 para os 2.º e 3.º ciclos, 2 para o ensino/apoio especializado e 32 para as atividades de enriquecimento curricular.
O aumento do número de salas de aula permitirá acabar, em 2013, com a existência de turmas em horário de regime duplo (das 8h às 13h ou das 13h15 às 18h15), nas escolas do 1.º ciclo, que passarão a praticar, integralmente, o horário de regime normal (das 9h às 12h30 e das 14h às 15h30). Será, ainda, alcançada uma cobertura de 100%, no que diz respeito à educação pré-escolar, salientando-se que, no presente ano letivo, a lista de espera para os jardins de infância da rede pública é já residual e restrita a crianças com 3 anos. A criação de novas salas para o ensino/apoio especializado permitirá alargar o leque de respostas educativas especializadas, nomeadamente para alunos que manifestem perturbações do espetro do autismo e alunos com multideficiência e surdocegueira congénita.
De 2005 a 2013, o investimento da autarquia na requalificação das escolas ultrapassará os 51 milhões de euros, um esforço que fará do parque escolar de Matosinhos um excelente exemplo no panorama nacional.

Conteúdo atualizado em12 de setembro de 2011às 16:06
