Feira de Artesanato apresenta, este ano, cerca de 100 stands de todo o país.
A inauguração decorreu no sábado, dia 8 de Dezembro, uma tarde solheira que atraiu ao Jardim Basílio Teles centenas de pessoas e assim a FAMA – Feira do Artesanato de Matosinhos abriu as suas portas: com muita animação, com sol e com promessas de bons negócios até ao dia 23 de Dezembro.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, fez questão de cumprimentar os artesãos presentes neste certame, muitos deles presença habitual desde o primeiro momento em que nasceu esta feira de artesanato.
“Motor de desenvolvimento a várias escalas, o artesanato projeta hoje visibilidade, sendo oficialmente reconhecido pelo seu enorme potencial e impacto, causado de forma direta e indireta, na economia local”, explicou o Presidente da Câmara. “No artesanato reconhecem-se capacidades de legitimação através de reconhecimento social e artístico, não só pela possibilidade de divulgação e promoção dos produtos da região, mas também pelo contributo para o reforço da oferta comercial local e regional, enquanto expande o seu potencial turístico”, referiu o autarca neste que é um dos momentos altos da época natalícia no concelho de Matosinhos.
A Câmara Municipal de Matosinhos promove a FAMA Natal em parceria com a ANDARTE – Associação de Artesões de Matosinhos, de 8 a 23 de Dezembro, com horário de funcionamento das 10 às 20 horas. Este certame é, acima de tudo, um espaço de divulgação e promoção do sector, com cerca de 100 stands de todo o país, criados a pensar na revitalização das artes e ofícios artesanais, reunindo artigos tão diferentes como os brinquedos tradicionais de madeira e chapa ou a olaria e os trabalhos em couro, “santeiros”, etc, passando pela demonstração do trabalho ao vivo, promotora de interação entre os artesãos e os visitantes.
Este ano, para além da FAMA, nasceu também a iniciativa FAMA Solidária, localizada no antigo Posto de Turismo de Matosinhos, no Jardim Basílio Teles, e que vai fazer vendas de Natal das instituições de solidariedade social do concelho, com o objectivo de promover a ajuda numa altura de grandes dificuldades para o país.
Neste Natal, faça comprar no comércio tradicional, visite a FAMA e aproveite para escolher os seus presentes e não se esqueça de visitar a FAMA Solidária. Vai-se surpreender com os magníficos produtos que as instituições disponibilizam, aproveitando o momento para ajudar quem precisa. Até ao dia 23 de Dezembro, no Jardim Basílio Teles, em frente aos Paços do Concelho.