Protocolo de intenções de cooperação com o município de Pequim e com a Associação Cultural Luso-Chinesa com vista à instalação de um pólo universitário no Concelho.
Matosinhos acolhe no seu território a sede da Associação Cultural Luso-Chinesa (ACLC), instituição que promove o intercâmbio e a cooperação nas áreas cultural e de indústrias criativas entre a China, Portugal e os países de língua oficial Portuguesa.
Uma delegação de Pequim foi recebida esta manhã no Edifício dos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara liderou a visita guiada ao Salão Nobre, às Salas de Sessões Pública e Privada e à Presidência, onde foi exibido um vídeo sobre Matosinhos e outro sobre Pequim.
Foi ainda assinado um protocolo de intenções de cooperação entre a Câmara de Matosinhos, representada por Guilherme Pinto, o Município de Pequim, representado por Wan Su, e a Associação Cultural Luso-Chinesa, por Emanuel Barbosa.
Presentes estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, e o Vereador da Cultura e do Turismo, Fernando Rocha.
O documento assenta na ligação histórica de Portugal à China e nos possíveis intercâmbios entre os municípios de Matosinhos e de Pequim aplicados em projetos de desenvolvimento de atividade de promoção cultural, educativa e económica.
O protocolo prevê a cooperação sino-portuguesa para o desenvolvimento das indústrias criativas e culturais, o apoio à instalação de um pólo de ensino universitário chinês em Matosinhos, o intercâmbio de experiências educativas ao nível do ensino básico, secundário e superior, e o apoio à criação de um centro de promoção e difusão da cultura sino-portuguesa em Pequim.
A comitiva visitou ainda a exposição “Escritas do Sol” de Margarida Reis, patente até ao próximo sábado na Galeria Municipal. A exposição reúne uma vintena de peças de tapeçaria contemporânea, combinando o linho, a seda e o tule com pedrarias e fios de ouro e prata.