Evento junta mais de 22 mil pássaros criados em 23 países. Organização espera trinta mil visitantes na Exponor.
Começa amanhã, na Exponor, a operação de engaiolamento das 22.100 aves que vão participar no 64º Campeonato Mundial de Ornitologia. O evento, apoiado pela Câmara Municipal de Matosinhos, só abrirá as portas ao público no próximo dia 21, pelas 15 horas, esperando-se que seja visitada por cerca de trinta mil pessoas durante os quatro dias de exposição, entre quinta-feira e domingo.
Os números da competição são, por si só, impressionantes. Estarão nos pavilhões da Exponor 2.980 expositores e criadores de aves, dos quais 2.420 vêm de 23 países de quatro continentes (Europa, Ásia, América e África). Em disputa estarão cerca de duas mil medalhas de ouro, prata e bronze que serão atribuídas a cada uma das categorias expositivas. A avaliação das aves decorrerá à porta fechada, entre segunda e quarta-feira.
Antes disso, reúne-se já amanhã o Congresso da Confederação Ornitológica Mundial, que contará com presença de delegados de mais de 40 países, elegendo a presidência geral da organização. Pela primeira vez na história da confederação, há um candidato português com reais possibilidades de ser eleito para o cargo mais importante da ornitologia mundial.
O 64º Campeonato Mundial de Ornitologia integrará ainda, nos dias 23 e 24, um congresso sobre temas veterinários relacionados com a criação de pássaros, que abordará temas como os regimes alimentares, a legislação do sector e a proteção das aves. Entre quinta e domingo da próxima semana, os quatro dias de exposição das aves ao público serão ainda aproveitados para a realização de um concurso de fotografia infantil.