No próximo dia 10 de Março, o Dr. Guilherme Pinto envergará o dorsal número 1, juntando-se, assim, às 12 mil pessoas inscritas na prova.
Já estão esgotadas as inscrições para os “cinco quilómetros mais felizes do planeta”. Falamos da “Color Run”, uma prova criada nos Estados Unidos e que se tem multiplicado com enorme sucesso em outras partes do mundo como Austrália e Brasil.
Ao longo de cinco quilómetros, os participantes, vestidos com uma t-shirt branca, são ‘brindados’ com cor. Cada quilómetro do percurso está associado a uma cor. Assim, à medida que ultrapassam a ‘Color Station’, os participantes são pulverizados de cor.
A prova, sem cariz competitivo, pretende ser um motivo de convívio e de celebração da cor e da vida.
“O que nos falta é a motivação. Basta mudarmos a perspetiva para que o que nos parecia lama se transformar em cor. É uma festa. É uma experiência ímpar para toda a gente”, disse Jorge Azevedo, da organização, na sessão de apresentação da ‘Color Run’, hoje, dia 5 de Fevereiro, nos Paços do Concelho.
Todos os produtos utilizados ao longo do percurso são 100% naturais e seguros. A cor, em pó, atirada aos participantes é constituída, essencialmente, por um produto alimentar, não representando qualquer perigo e sendo facilmente lavável após o final.
Matosinhos foi a primeira cidade a acolher a primeira edição da ‘Color Run’ na Europa. A curiosidade em torno desta prova, agendada para 10 de Março, suscitou uma forte adesão. Em apenas quatro semanas, 12 mil pessoas inscreveram-se e esgotaram a lotação, facto que encheu de orgulho o Presidente da Câmara Municipal. O Dr. Guilherme Pinto recebeu, de resto, o primeiro dorsal e irá liderar a partida, pelas 11horas, na Praça Guilhermina Suggia, em frente à Igreja Matriz de Matosinhos.
“Este evento enquadra-se perfeitamente na estratégia que temos para a nossa cidade. A Color Run será um grito de cor, uma explosão de alegria, com impacto na criatividade, na motivação da vida das pessoas, que irão recarregar as suas energias para os dias cinzentos que proliferam no resto do ano e numa altura tão difícil para o país. Os 12 mil participantes irão dar um forte contributo de motivação aos dez milhões de portugueses. Este tipo de eventos pode transformar a vida das pessoas”, sublinhou o Dr. Guilherme Pinto, numa conferência de imprensa que contou com a presença do Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e dos Vereadores da Educação, Prof. António Correia Pinto, da Cultura, Fernando Rocha, do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, e do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar.
O autarca recordou que “esta cultura está interiorizada há já algum tempo” em Matosinhos, dando como exemplo o “maior ginásio do país”. O programa “Põe-te a mexer”, organizado pela Matosinhos Sport, promove aos domingos de manhã, de uma forma informal e descontraída, a atividade física e desportiva para todas as idades.
Quanto ao percurso da ‘Color Run’, a prova irá ligar Matosinhos e Leça da Palmeira, através das duas pontes, com o seguinte itinerário: Avenida Comércio de Leixões – ponte ‘grande’ (IC1/A28) – Quinta da Conceição – Ponte Móvel de Leixões – Rua Álvaro Castelões – Câmara Municipal de Matosinhos – Avenida D. Afonso Henrique, regressando à Praça Guilhermina Suggia.
Além da festa, a ‘Color Run’ tem uma componente de responsabilidade social. Em Matosinhos, a prova apoiará a Associação Casa do Caminho, uma instituição particular de solidariedade social, que funciona 24 horas por dia, durante todo o ano, para acolher crianças em perigo, vítimas de maus tratos, negligência ou quaisquer outras formas de violação do seu desenvolvimento ou dos seus direitos.
Como as inscrições para a ‘Color Run’ em Matosinhos já estão esgotadas, os interessados poderão aproveitar para participar na prova de Coimbra, marcada para 4 de maio. Seguem-se Lisboa e Algarve, ainda sem datas definidas.
![]()
