
“Mais importante que o destino é a viagem”. Estas palavras de Eduardo Lourenço servem, mais uma vez, de mote, para a quarta edição do encontro Internacional “Literatura em Viagem”, organizado pela Câmara Municipal e que, durante alguns dias, transforma Matosinhos na capital nacional da literatura de viagem.
Assim, desde sábado, dia 18 de Abril, e até à próxima quinta-feira, dia 23, estão presentes na Biblioteca Municipal Florbela Espanca cerca de 40 escritores de dez países diferentes, numa iniciativa que inclui oito mesas temáticas, lançamentos de livros, concertos, exposições e encontros de escritores nas escolas do concelho de Matosinhos e na Biblioteca de S. Mamede Infesta. Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Peru são, além de Portugal, os países de origem dos escritores participantes.
A quarta edição do LEV “arrancou” oficialmente no sábado, dia 18 de Abril, pelas 15 horas, com uma conferência de José Fernandes Fafe.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcaram presença nesta conferência. Em seguida, procedeu-se ao lançamento do segundo número da Revista Itinerâncias, publicação oficial do LEV.
Entretanto, a Galeria Municipal recebia a primeira de um conjunto de oito mesas redondas que se vão realizar nos cinco dias do evento. Com o tema “Escrever a Guerra”, esta mesa redonda foi moderada por Manuel Alberto Valente e contou com a presença de António Brito, Carlos Vale Ferraz, Henrique Levy e Luis Castro.
Refira-se que nesta quarta edição do LEV, são lançados cerca de 20 livros, destacando-se o "O Velho Expresso da Patagónia", de Paul Theroux; "Para Lá da Terra do Fogo", de Eduardo Belgrano Rawson; "Os Suicidas do Fim do Mundo", de Leila Guerriero; "Cabeça a Prémio”, de Marçal Aquino; "Cisne de África", de Henrique Levy; "A Ofensa", de Ricardo Menéndez Salmón,; "A Casa da Praia do Açúcar", de Helene Cooper, "O Assassinato de Berta Linhares", de Jacinto Rego de Almeida; "Ronda Filipina", de César Magarreiro, e a obra para crianças "Livro com Cheiro a Canela", de Alice Vieira.
Destaque ainda para a inauguração da exposição do artista galego Nacho Saloiro, “Sobre el Mar”, que terminou, assim, com chave de ouro o primeiro dia deste encontro internacional de literatura em viagem.
O LEV apresenta todos os anos um programa multifacetado e pluridisciplinar que encanta graúdos e miúdos e granjeia cada vez mais admiradores. Por isso, o segundo dia deste evento, domingo, dia 19, foi repleto de música com dois concertos imperdíveis: o primeiro, pelas 11:00, no salão nobre da Câmara, pelo pianista Raul Peixoto Costa e o segundo, pelas 22:00, no Cine-teatro Constantino Nery, "Sons da Fala”.
Refira-se que “Sons da Fala” é um projecto que integra nove cantores (Sérgio Godinho, Vitorino e Janita Salomé - Portugal, Nancy Vieira - Cabo Verde, André Cabaço - Moçambique, Guto Pires - Guiné-Bissau, Juka - S. Tomé e Príncipe e Luanda Cozetti - Brasil) e nove músicos acompanhantes nascidos nos países africanos de expressão portuguesa e em Portugal. Trata-se de um espectáculo de cruzamento entre culturas de origem lusófona que nasceu de uma encomenda da Presidência da República para as comemorações do dia 10 de Junho realizadas em Coimbra em 1994. Foram feitos outros espectáculos com grande sucesso, nomeadamente na Torre de Belém, durante a assinatura do acto constitutivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa em Julho de 1997 e no ano de 1998. Os Sons da Fala estiveram também numa iniciativa do Instituto Camões, realizando um concerto no Brasil, em São Salvador da Bahia como contribuição de Portugal nas comemorações dos 450 anos da fundação desta cidade e outro por ocasião da segunda edição das Pontes Lusófonas, em Maputo.
Entre os participantes estrangeiros nesta quarta edição do LEV, não podemos deixar de destacar a presença, pela primeira vez em Portugal, dos norte-americanos Paul Theroux, que é, nas palavras de Francisco José Viegas: o “rei da Literatura de Viagens” e de Helene Cooper, correspondente diplomática do New York Times, para além dos argentinos Eduardo Belgrano Rawson e Leila Guerriero, o mexicano Gonzalo Celorio, o chileno Luis Sepúlveda, o peruano Santiago Roncagliolo, o espanhol Ricardo Menéndez Salmón e as referências da literatura brasileira Christiane Tassis e Marçal Aquino.
Refira-se que Paul Theroux participou, ontem de tarde, na quarta mesa redonda com o tema “Ler o mundo, viajando”, uma interessante conversa moderada por José Mário Silva e com a presença de Renzo Sicco (Itália), Isabel da Nóbrega e Isabel d`Ávila Winter.
Hoje, segunda-feira, o Lev arrancou com mais um lançamento de livro, desta vez da autoria de Helene Cooper, “A Casa da Praia do Açúcar”.
Pelas 15.30 horas, teve início mais uma mesa redonda, desta vez com moderação de Carlos Daniel e com o tema “A viagem é a Minha Memória”. Alice Vieira, uma das participantes, teve a seu lado Gonzalo Celorico (México) e Miguel Miranda.
Pelas 17 horas, foi lançado mais um conjunto de livros: “Vozes do Vento” de Maria Isabel Barreno; “O Assassinato de Berta Linhares” de Jacinto Rego Almeida e “Obama em Guantanamo: a Nova Segurança americana” de Nuno Rogeiro.
O dia termina com a sexta mesa redonda: “Viajar é um acto sensual em todos os sentidos”. Aqui está um excelente pretexto para mais uma interessante troca de opiniões entre João Tordo, Joaquim Teixeira de Sampaio, Santiago Roncagliolo (Peru) e Christiane Tassis (Brasil). A moderação fica a cargo de José Medeiros Ferreira.
Se ainda não teve possibilidade de participar no LEV, ainda o pode fazer. Até quinta-feira, dia 23 de Abril, tem um vasto programa à sua escolha. Venha à Biblioteca Municipal Florbela Espanca e poderá ter oportunidade de conversar com o seu escritor de eleição.
Programa
21de Abril – terça-feira
15,00h – Lançamento de Livros
“Ronda Filipina”, de César Magarreiro, Teorema
15,30h – Galeria Municipal - 7ª Mesa: Existe um Limite para o que a Viagem pode exprimir
César Magarreiro
Eduardo Belgrano Rawson (Argentina)
João Luís Barreto Guimarães
Júlio Moreira
Mod: Marcelo Correia Ribeiro
17,00h – Lançamento de Livros - “Portugal no Mar - Homens que foram ao Bacalhau”, coordenado por Álvaro Garrido, Editora Campo das Letras
17,30h – Galeria Municipal - 8ª Mesa: Viajar é preciso
Marçal Aquino (Brasil)
Richard Zimler (EUA)
Helene Cooper (EUA)
José Luís Peixoto
Joaquim Magalhães de Castro
Mod.: Jacinto Rego de Almeida
23 de Abril – quinta-feira
Biblioteca Municipal Florbela Espanca e Biblioteca de S. Mamede Infesta
Actividades de comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, dedicado ao público infanto/juvenil
Salão Nobre da CMM
17,30h – Lançamento de Livros
“A Maré”, de José Tato, co-edição Câmara Municipal de Matosinhos/Edium-Editores

