Apresentada candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco.
Matosinhos marcou presença num dos maiores certames mundiais dedicados à arquitetura, ao design, às artes decorativas e ao urbanismo. Na sua 23ª edição, a Trienal de Milão foi dedicada ao tema “21st Century. Design After Design”.
Matosinhos, em parceria com a Escola Superior de Arte e Design (ESAD), apresentou a candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da UNESCO no Pavilhão de Portugal, no Museo della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci.
A cerimónia de inauguração do evento contou com a presença de Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, do Vice-presidente, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, do Ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, do diretor geral da Trienal de Milão, Andrea Cancellato, do Diretor Geral das Artes Carlos Moura-Carvalho, do diretor geral da ESAD, Sérgio Afonso, entre outros convidados.
A candidatura a Cidade do Design da UNESCO vem sendo preparada há algum tempo. Matosinhos dispõe de uma incubadora de empresas de design, localizada no piso superior do Mercado Municipal, e acolheu a mais significativa exposição da última edição da Experimenta Design. Ainda este semestre deverão ser inaugurada duas novas estruturas, a Casa do Design e o espaço Quadra-Investigação em Design, na Rua de Brito Capelo.
A Rede de Cidades Criativas na UNESCO foi criada em 2004 com o objetivo de desenvolver a cooperação internacional entre urbes que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.
Até 12 de setembro, o Pavilhão de Portugal em Milão vai apresentar módulos expositivos, 'workshops', projetos sobre boas práticas em arquitetura e design, entrevistas a arquitetos portugueses de referência, como Álvaro Siza Vieira e João Luís Carrilho da Graça, e um sítio 'online', que será atualizado em permanência durante a Trienal de Milão.