Selo ODSlocal na categoria “Dinâmicas Municipais” distinguiu o trabalho desenvolvido pelo município
A Plataforma Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal) distinguiu ontem, dia 7 de dezembro, durante a conferência “Caminhos, Dinâmicas, Futuros” que decorreu em Loulé, os municípios que promoveram e desenvolveram “conjuntos de boas práticas e evidenciaram um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local” para a concretização dos ODS. Além dos prémios, a Plataforma entregou Selos ODSlocal, uma certificação que distingue os municípios “que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local nas categorias “Desempenhos Municipais” e “Dinâmicas Municipais”.
Matosinhos recebeu o Selo ODSlocal na categoria “Dinâmicas Municipais”, por se distinguir pela apresentação das dinâmicas mais positivas de evolução nos indicadores do Portal ODSlocal. O galardão foi entregue à Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
A Plataforma ODSlocal visa mobilizar os municípios e entidades relevantes para a concretização, a nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A plataforma resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, e a 2adapt - Serviços de Adaptação Climática, com o apoio pela Fundação “la Caixa”.
Os prémios promovidos pela Plataforma visam distinguir projetos inspiradores de sustentabilidade e de boas práticas da sociedade civil e dos municípios para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).