Rastreios de saúde, demonstração de yoga, exercícios de relaxamento, hidroginástica e tai-chi foram algumas das actividades que animaram a Marginal de Leça da Palmeira e a Piscina Municipal de Matosinhos.
Numa iniciativa conjunta, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos comemoraram ontem, dia 26 de Setembro, o Dia Mundial do Coração.
Em resposta ao convite lançado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, e numa parceria com a Matosinhos Sport, Autarquia e ULS prepararam um programa de actividades dirigidas à comunidade, sob o tema “Matosinhos pelo Coração”, incentivando a adopção de estilos de vida mais saudáveis.
À semelhança de anos anteriores, a iniciativa visou alertar, sensibilizar e informar as pessoas acerca dos factores de risco cardiovascular, responsáveis pelos elevados índices de morbilidade, mortalidade e incapacidade de longa duração da população portuguesa.
A falta de exercício físico, o sedentarismo, a alimentação inadequada e o stress são alguns dos factores de risco mais comuns. Como tal, foram realizados vários rastreios à população, como a tensão arterial ou o índice de massa corporal, sessões de aconselhamento sobre a prevenção dos factores de risco cardiovasculares e de educação para a saúde, e uma demonstração de reanimação cardio-respiratória.
O Vice-presidente da Autarquia e Presidente do Conselho de Administração da Matosinhos Sport, Dr. Nuno Oliveira, e o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos, Dr. Torcato Santos, participaram na caminhada do “Põe-te a mexer”, acompanhando as centenas de pessoas que, todas as semanas, praticam o chamado “desporto informal”.
Além dos rastreios, a população teve a oportunidade de frequentar aulas de tai-chi e de hidroginástica, que tiverem lugar no interior e exterior da Piscina Municipal de Matosinhos.