Os municípios de Matosinhos, Vila do Conde, Gondomar e Póvoa de Varzim mostraram algumas das boas práticas decorrentes da implementação do Projeto Metropolis Digital no Seminário final do projeto, que decorreu no dia 19 de dezembro, nas instalações da Área Metropolitana do Porto.
O Projeto Metropolis Digital é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do SAMA – Sistema de Apoios à Modernização Administrativa inserido no Programa Operacional Regional do Norte - ON2.
O Presidente da Primus, Dr. José de Matos, abriu esta sessão de partilha de boas práticas, destacando quão profícuo foi o trabalho conjunto dos técnicos das diferentes autarquias na troca de experiências, assim como, as vantagens da negociação conjunta com diferentes fornecedores. Participaram neste seminário José Castro, da Câmara de Vila do Conde, Sara Roma, de Gondomar, e Paulo João, da Póvoa de Varzim. A Câmara de Matosinhos, representada pelo Engº João Prudente, partilhou as principais linhas mestras da estratégia que começou a adotar há sete anos atrás com grande sucesso, de simplificar a vida às pessoas, fazendo-o através da produtividade dos colaboradores, da satisfação dos clientes municipais, no apoio ao processo de decisão da administração, e utilizando um sistema de atendimento municipal, eficaz e moderno.
Por fim, Edgar Secca, consultor da Primus, centrou a sua intervenção no papel da administração local enquanto facilitador e mobilizador da atividade empresarial, destacando a prática partilhada pelo Município da Póvoa de Varzim com o seu portal da economia, bem como um conjunto de novos serviços que o Projeto trouxe aos concelhos envolvidos. Como passo seguinte salientou a importância de um portal de apoio às empresas, de caráter metropolitano, que permitisse reduzir os custos de contexto e dinamizar a atividade económica de uma área bastante significativa em termos de dimensão.