Integrado no programa do Mês das Empresas, o Município dá a conhecer vantagens de investimento no território a 50 empresas francesas
Aproximar os investidores das comunidades locais foi o mote do Fórum Local Invest, evento organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF).
Fundada em 1887, trata-se de uma associação privada com uma rede de mais de 700 associados em Portugal e França. Dados de 2022, divulgados pela CCILF, revelam que em 2022, França foi o segundo maior investidor estrangeiro em Portugal (com mais de 17 mil milhões de euros), logo a seguir a Espanha. Mais de 700 empresas francesas operam em Portugal e são responsáveis por mais de 100 mil postos de trabalho.
Na escolha do nosso país para investimento, encontram-se razões como a proximidade geográfica, a relação qualidade/preço do capital humano, a fiscalidade atrativa, entre outras.
O Fórum Local Invest reuniu ontem, no Porto, cerca de 50 empresas francesas, investidores e representantes de 20 autarquias portuguesas, entre as quais a de Matosinhos, representada pela vereadora da Economia, Turismo e Internacionalização, Marta Pontes.
Matosinhos integra a lista das 10 cidades em Portugal com o maior número de empresas, assumindo-se como um dos territórios que, para além de inúmeras vantagens, apresenta uma elevada qualidade de vida, fator cada vez mais preponderante para as empresas no momento de escolha do local para a sua instalação.