Presidente da Câmara foi à Marina do Porto de Leixões cumprimentar os peregrinos.
Na sexta-feira, dia 20 de Julho, a Marina de Leixões recebeu os dois veleiros que estão a fazer o caminho marítimo entre a Figueira da Foz e Santiago de Compostela, retomando uma viagem com mais de 800 anos de história, com “escala obrigatória” em Matosinhos.
Ao todo, são 22 os peregrinos que estão a fazer “a Rota Marítima do Caminho de Santiago”, um itinerário único de peregrinação por mar que tem por objectivo fazer a ligação, em sete dias, da cidade da Figueira da Foz a um dos mais importantes centros religiosos da Europa: Santiago de Compostela.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, fez questão de receber calorosamente o grupo de peregrinos, oferecendo a todos uma pequena recepção na Marina de Leixões, após uma visita de cortesia às embarcações que já fizeram escala em Ílhavo/Aveiro e que, para além de Matosinhos, vão ainda visitar Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Baiona e Villagarcia de Arousa, estando prevista a chegada a Santiago de Compostela para quarta-feira, dia 25 de Julho, “o Dia do Apóstolo”.
Joel Cleto, Chefe da Divisão de Cultura e Museus da Câmara Municipal, “ofereceu” aos visitantes uma breve e interessante viagem histórica pelos Caminhos de Santiago com a contextualização da importância histórica e geográfica de Matosinhos, tanto a nível marítimo, como terrestre.
A “Rota Marítima do Caminho de Santiago” é uma iniciativa da Associação Intercéltica, em colaboração com 28 instituições que incluem regiões de turismo e clubes náuticos.