Presidente da Câmara deu as boas-vindas aos melhores alunos do Projecto EPIS.
Partiu hoje, dia 27 de Junho, dos Paços do Concelho o autocarro “EPIS” (Empresários pela Inclusão Social) com 43 alunos que, até 2 de Julho, irão percorrer oito concelhos do país e visitar indústrias, fábricas, empresas e formações.
Esta iniciativa da EPIS pretende ajudar os jovens em risco de insucesso escolar, que melhoraram significativamente os seus resultados entre o 1º e o 2º períodos do ano lectivo 2010/2011, a descobrir as suas vocações profissionais.
Do concelho de Matosinhos participam na viagem cinco alunos: Miguel Maganinho e Bárbara Carvalho (EB 2,3 de Leça da Palmeira), Denny Magalhães (EB 2,3 Passos José), Diogo Veloso (EB 2,3 Leça do Balio) e Marco Salazar (EB 2,3 de Custóias).
Acompanhados pelos mediadores nas escolas, os jovens ficarão a conhecer as alternativas de actividades, profissões e formações existentes nos concelhos parceiros da EPIS (Paredes, Vouzela, Santarém, Setúbal, Matosinhos, Resende, Sesimbra e Estoril). Esta é uma forma de promover o sucesso escolar, bem como a formação cultural e humana destes jovens.
Refinaria da Galp, Casa da Música, Unicer, Mosteiro dos Jerónimos, Parque Eólico do Caramulo, Instituto Português, Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Escola Superior Agrária, são apenas alguns dos locais que os alunos irão visitar ao longo de quase uma semana.
Para o Director-Geral da EPIS, Eng. Diogo Simões Pereira, os 43 jovens que participam nesta viagem representam “a selecção nacional” e “um conjunto de terras de Portugal”. “Esta viagem ao longo das profissões é o vosso futuro. Pretendemos dar a conhecer os caminhos, as opções para o futuro. Queremos despertar o interesse pela escola que vos leve à formação profissional e vos ajude a encontrar esse caminho”, explicou o Director-geral da EPIS.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, autarquia parceira do projecto EPIS desde 2007, destacou a importância da curiosidade e da auto-estima para o desenvolvimento do ser humano. “Quando uma equipa está a perder 5-0 é difícil recuperar. A auto-estima fica em baixo, mas, às vezes, consegue-se voltar ao jogo. Vocês partiram de trás, mas chegaram ao pelotão da frente. Vocês ganharam uma grande atalha e estou muito orgulhoso por isso”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
Presente na sessão de boas-vindas aos 43 alunos nos Paços do Concelho esteve também o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto.