A Câmara Municipal de Matosinhos marcou presença na reunião do Comité Executivo da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade que decorreu no passado dia 21 de novembro, que teve como anfitriã a cidade de Chambéry, em França.
Na Assembleia Geral da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade – E2C-Europe, realizada em Matosinhos a 16 de outubro de 2014, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, foi eleito Presidente do Conselho de Administração desta organização, cabendo-lhe presidir à orientação estratégica da mesma nos próximos dois anos.
De acordo com os estatutos, o Comité Executivo deve ter, no mínimo, duas reuniões anuais tendo decorrido, neste contexto, a primeira reunião deste órgão na cidade de Chambéry, em França.
O Comité Executivo é atualmente constituído, para além do seu presidente e da cidade de Matosinhos, pelo Vice-presidente representante de Norrkoping, Suécia, um representante de Monchengladbach, Alemanha, um representante de Budapeste, Hungria, um representante de Gijon, Espanha e um representante de Chambéry, França.
O certame foi presidido por Mr.Olle Vikmang, Suécia, na qualidade de Vice-Presidente da organização, tendo sido vários os pontos que estiveram em discussão na agenda de trabalhos, realçando-se o Plano Estratégico 2013-2018 que define a estratégia europeia para o desenvolvimento da E2C-Europe, enquanto organização independente, o Plano de Ação para 2015 e as iniciativas, bem como eventos e projetos a realizar para atingir os objetivos propostos. A Dra. Celestina Silva e o Dr. António Lopes marcaram presença no evento em representação, respetivamente do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto.
Destacam-se aqui alguns destes objetivos: promover no espaço europeu o conceito de educação de segunda oportunidade; apoiar os membros da E2C-Europe, as suas necessidades e expetativas; assegurar a sustentabilidade do trabalho em rede das organizações e dos seus membros; promover a partilha de experiências e boas práticas no âmbito da rede de escolas existentes e/ou de outras que venham a fazer parte; alertar a sociedade em geral para os custos da exclusão social fruto do abandono precoce da escola e contribuir para o combate a essa realidade através da criação de respostas qualificantes com garantia de qualidade e acesso facilitado ao mercado de emprego.
Em 2015 prevê-se a realização de mais duas reuniões do Comité Executivo, em maio e outubro, na altura da realização, em Monchengladbach, do Youth Event – um encontro internacional de jovens enquadrados nesta resposta educativa e formativa.