500 alunos de escolas do concelho envolvidos em atividades ambientais.
O Parque de Serralves é o palco do Bioblitz 2016, um evento que tem como objetivo encontrar e identificar o maior número de espécies, numa área específica, ao longo de um curto período de tempo, funcionando como uma inventariação biológica. Um BioBlitz difere de outro inventário científico na medida em que no mesmo podem participar, além de cientistas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade.
No âmbito deste projeto, foram convidadas escolas e jardins de Infância a conhecerem melhor a fauna e flora do Parque de Serralves. A Câmara Municipal de Matosinhos, enquanto município associado da Lipor, convidou escolas e munícipes a participar na iniciativa.
No seguimento desse convite, desde o dia 9 e até ao dia 13 de maio, 500 alunos das escolas do concelho que aceitaram o repto lançado pela autarquia, têm estado envolvidos em inúmeras atividades de sensibilização ambiental alusivas à fauna e à flora do Parque de Serralves. A Vereadora do Ambiente, Joana Felício, fez questão de acompanhar algumas das ações que envolveram alunos de Matosinhos.
Saídas de campo conduzidas por investigadores especializados, oficinas educativas que enquadram e exploram de forma lúdico-pedagógica os temas, sessões de monitorização em autonomia com o recurso a Kits de inventariação e de monitorização, Bioquiz, jogo animado de perguntas sobre biodiversidade, são algumas das atividades propostas no decorrer da semana.
A Lipor e os municípios associados marcam ainda presença nesta ação com uma exposição sobre os espaços representativos de biodiversidade de cada município, que estará patente até dia 14 de maio, sendo o sábado o dia em que o certame estará aberto ao público.