
Salão Nobre da autarquia deu as boas-vindas aos docentes dos Cursos Profissionais
À semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou um roteiro especial “Matosinhos, Mar Empresarial” para este início de ano letivo, que proporcionou a cerca de 40 docentes envolvidos nos cursos de dupla certificação das escolas e centros de formação do concelho, o contacto com algumas empresas instaladas em Matosinhos.
Os professores foram recebidos na passada sexta-feira, 4 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos pelo Vereador da Educação, António Correia Pinto.
Fruto dos constrangimentos provocados pela pandemia, o formato habitual do Roteiro foi adaptado, trazendo as empresas à autarquia ao invés do périplo ocorrido em anos anteriores em que os docentes visitavam algumas empresas emblemáticas do concelho.
A iniciativa decorreu, assim, no Salão Nobre, assegurando o cumprimento das regras de distanciamento social, mas não descurando os objetivos promovidos pelo roteiro: a valorização dos cursos de dupla certificação e o estreitamento de laços entre Escolas e Tecido Empresarial, perspetivando a criação de dinâmicas de maior cooperação.
O Roteiro contou com a presença de quatro entidades que se inserem nos quatro setores profissionais mais representativos e com maior expressividade na oferta formativa do nosso concelho: setor social, de ciências informáticas, do digital e do Turismo, Hotelaria & Restauração.
Refira-se que estes 4 setores de atividade saíram dum estudo elaborado este ano pela empresa Quaternaire denominado “Atualização do diagnóstico regional, aprofundamento setorial 2020 e revisitação pós-crise COVID-19”, que teve como objetivo orientar a rede de oferta formativa.
O painel de intervenções teve início com a área das ciências informáticas, mais especificamente, com Miguel Garcia, General Manager da NewWork Portugal, empresa alemã do setor das tecnologias de informação e que se apresenta como a principal rede social para contactos profissionais em língua alemã, tendo já ultrapassado os 15 milhões de membros.
Seguiu-se o setor Social com Adelino Coelho, Presidente do Centro Cultural e de Solidariedade Social de Guifões, que deu a conhecer as valências desta instituição, desde a infância à terceira idade.
Após um curto intervalo, o destaque foi dado á área digital com Daniel Deusdado, realizador e argumentista da empresa de audiovisuais e produção de media “Farol de Ideias” que falou um pouco do trabalho que esta empresa tem vindo a desenvolver no segmento da informação, enquanto produtora de conceitos de media, paralelamente ao seu percurso enquanto diretor de programas da RTP.
Por fim, o painel empresarial terminou com José Cruz, Front Office Manager do Hotel Eurostars de Matosinhos, que representou os setores de grande atividade económica do nosso concelho: turismo, hotelaria e restauração, áreas de aposta emergentes e com grande procura de mão de obra qualificada.
No final das comunicações, a consultora da Quaternaire partilhou as conclusões gerais deste estudo que ditou o relevo destes 4 setores de atividade em Matosinhos, assim como avançou com algumas novidades relativas ao ensino profissional, que envolverão as escolas com cursos de dupla certificação.
A moderação dos vários painéis esteve a cargo de Celestina Silva, Diretora do Centro de Emprego de Matosinhos.
A apreensão de diferentes práticas de trabalho, de diferentes setores de negócio, e a reflexão sobre os atuais desafios e oportunidades do mercado de trabalho foram das principais mais valias que, sinteticamente, se pode concluir que foram retiradas e proporcionadas por este encontro.
