Ministra do Mar no encerramento da conferência
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai presidir amanhã, 13 de outubro, pelas 17 horas, à sessão de encerramento da conferência “Matosinhos, Mar de Oportunidades”, que decorrerá durante todo o dia no Terminal de Cruzeiros de Leixões. Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, em colaboração com o Jornal de Notícias e com o Fórum Oceano, a iniciativa pretende contribuir para afirmar Matosinhos enquanto parceiro central e indispensável à criação de um “cluster” marítimo em Portugal, estimulando a divulgação e a partilha das boas práticas que possam incentivar a valorização das potencialidades e dos ativos marítimos nacionais.
Matosinhos nasceu e desenvolveu-se em namoro com o mar e continua a ter no mar o seu principal fator de dinamização económica e de modernidade. O mar confunde-se aqui com a própria vida. É do mar que vem diariamente o peixe que impulsionou o desenvolvimento industrial de Matosinhos e que sustenta a afamada gastronomia da cidade, agora nacional e internacionalmente reconhecida pela marca World’s Best Fish. É pelo mesmo mar que banha as praias do concelho, e promove o seu desenvolvimento turístico, que chegam e partem as mercadorias que transformaram Matosinhos numa importante plataforma logística.
O mar confere ainda a Matosinhos condições privilegiadas para continuar a captar investimento, gerar emprego qualificado e afirmar-se cada vez mais como o grande coração económico do Norte do país. Dos desportos náuticos à mais moderna investigação realizada pelo CIIMAR e pelo Pólo do Mar da UPTEC, passando pelo forte dinamismo do Porto de Leixões ou pela indústria conserveira, Matosinhos é já hoje um concelho voltado para o mar e que pode abrir caminhos para a aposta que Portugal pretende concretizar.
Colocar a tradição de Matosinhos e o saber-fazer a ela associado ao serviço da aposta nacional e regional na emergência de uma economia de matriz marítima é, pois, o objetivo de mais uma Conferência de Matosinhos, que vai reunir um importante conjunto de atores e agentes de desenvolvimento marítimo, apostando em valorizar o mar enquanto vetor estruturante. A conferência debaterá temas como o conhecimento e a tecnologia, a investigação, o empreendedorismo, a educação ambiental, a gastronomia, a cultura, o lazer, o turismo e a logística.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
