Entram hoje em vigor os novos tarifários do Andante
Matosinhos é um dos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) que, a partir de hoje, passam a contar com um Passe Único de transporte público.
Esta é uma das novidades previstas no contrato do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, assinado na passada sexta-feira entre o Governo e a AMP.
O novo passe Andante Metropolitano custa no máximo 40 euros por mês e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos na AMP.
Também hoje entrou em vigor um passe municipal, válido para os 17 concelhos que integram a AMP, com o custo de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas contíguas.
Os títulos podem ser adquiridos e carregados como habitualmente nas lojas Andante, pontos de venda Andante e Bilheteiras CP, mantendo-se em vigor as taxas de desconto dos tarifários sociais existentes de 25%, 50% e 60%, agora aplicada sobre as novas tarifas.
Para assinalar a entrada em vigor do novo Passe Único da AMP, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos deslocou-se esta manhã ao norte do concelho para simbolicamente experimentar o Passe Único numa viagem de Lavra a Matosinhos numa viatura da Maré.
Ao longo do percurso, Luísa Salgueiro teve a oportunidade de auscultar as principais preocupações e necessidades manifestadas pelos utentes.
A edil fez-se acompanhar pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, pelo Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues, e pelos representantes da Via Move/ Maré.
Recorde-se que, em janeiro, a rede de transportes públicos do Concelho foi concessionada ao operador ViaMove/ Maré, numa solução provisória até a abertura do concurso público metropolitano prevista para este ano.
Até ao momento, das 26 viaturas que circulam com a nova imagem da “Maré”, 18 foram recondicionadas e 8 são novas ou semi-novas. As que não apresentavam condições de circulação, foram retiradas. Até ao final de maio, prevê-se que o número atinja as 50 viaturas. Também em curso está a contração de mais motoristas, sendo que 15 estão já em formação para o efeito.
Até ao final de maio, prevê-se a entrada em funcionamento de uma nova linha para a Via Norte, que ligará a Lionesa, em Leça do Balio, à Trindade, no Porto.
Outra das novidades que deverá estar disponível até ao final de maio é a aplicação no telemóvel que permitirá a consulta dos tempos de espera e dos horários.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
