120 delegados de 55 cidades membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) ratificaram a admissão de Matosinhos à Rede Internacional.
A decisão foi tomada no passado dia 11 de março, em Lisboa, numa reunião da Assembleia Geral Ordinária da AICE.
Além da Rede Internacional, Matosinhos passa também a integrar a Rede Territorial Portuguesa.
O certificado de adesão, assinado pelo presidente delegado da AICE, Miquel Àngel Essombra i Gelabert, confirma que Matosinhos adotou a Carta das Cidades Educadoras. O documento baseia-se na Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), no Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966), na Declaração Mundial da Educação para Todos (1990), na Convenção nascida da Cimeira Mundial para a Infância (1990) e na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2001). A Carta das Cidades Educadoras poderá ser consultada em http://www.edcities.org/wp-content/uploads/2013/10/Carta-Portugues.pdf.
As Cidades Educadoras regem-se por princípios vão ao encontro do conceito de “Escolicidade”, lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do Projeto Educativo Municipal.
Entre outros aspetos, as Cidades Educadoras deverão proporcionar aos seus habitantes os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal, tendo em conta as suas necessidades particulares, promover o conhecimento, a aprendizagem e a utilização das línguas presentes na cidade enquanto elemento integrador e fator de coesão entre as pessoas, disponibilizar espaços de formação e de debate, incluindo os intercâmbios entre cidades.