Matosinhos vai integrar a rede internacional da Organização Mundial de Saúde
Matosinhos vai integrar a rede internacional que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está a criar para apoiar a formação de técnicos na área da toxicodependência. Foi a única cidade portuguesa presente no Fórum Europeu da Luta contra as Drogas e será a primeira representante de Portugal na rede internacional.
O Presidente da Câmara, Narciso Miranda, considera que o convite da OMS demonstra o reconhecimento do trabalho efectuado pela autarquia nesta área e mostra a receptividade com que foi acolhida a apresentação das acções desenvolvidas pela Câmara de Matosinhos no âmbito da prevenção e luta contra a toxicodependência.
O autarca participou na reunião sobre segurança urbana do Fórum Europeu contra as Drogas, que decorreu em Praga (República Checa), de cujo Comité Executivo faz parte Liverpool (Inglaterra), Barcelona (Espanha), La Rochelle (França), La Spezia (Itália), Charleroi (Bélgica) e Ljubliana (Eslovénia), para além da cidade anfitriã.
Nesta reunião, que se realizou sob a égide do Fórum Social Europeu e subordinada ao tema "Cidades, Democracia, Drogas", foi apresentado o estudo sobre a toxicodependência realizado pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto para a Câmara de Matosinhos, que analisa com grande detalhe a situação do Concelho quanto ao consumo de todo o tipo de drogas sob uma base ampla de critérios. Esta apresentação levou a OMS a formular o convite para que Matosinhos passe a integrar a rede internacional que está a criar para aprofundar a formação de técnicos na área da luta contra as drogas.
Na sequência desta apresentação, Barcelona endereçou um convite a Matosinhos para integrar, em parceria com a capital da Região Autónoma da Catalunha, uma candidatura a um projecto de investigação internacional na área da prevenção e luta contra a toxicodependência.