Cerimónia decorre no sábado, dia 20 de dezembro, pelas 18h30 no Salão Nobre da autarquia.
Matosinhos vai homenagear o compositor Fernando Lopes-Graça no próximo sábado, 20 de dezembro, assinalando a data em que este nome grande da música portuguesa completaria 108 anos.
A festa inclui a inauguração de uma exposição evocativa que ficará patente até 9 de janeiro, o lançamento de uma coleção de livros musicais e o relançamento dos CD’s Canções do 25 de Abril-13 Canções Heróicas.
Pelas 18h30 haverá um recital a cargo do Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música, dirigido pelo maestro José Robert, e pelo Coro da Universidade de Letras do Porto, dirigido pelo maestro Borges Coelho, que contará ainda com a presença de Fausto Neves, ao piano.
Nascido em Tomar, a 17 de Dezembro de 1906, Fernando Lopes-Graça faleceu em 1994. Desenvolveu grande atividade como compositor, pianista, crítico teatral e musical, tendo-se destacado ainda pela recolha de temas tradicionais portugueses. Entre as grandes obras deste compositor destacam-se as Canções Regionais Portuguesas, que são agora objeto de uma coleção de livros musicais em 24 séries, e Canções do 25 de Abril-13 Canções Heróicas.
Tendo dedicado uma parte significativa da sua programação musical à divulgação da música erudita, e tendo também editado algumas obras de Fernando Lopes-Graça, é com toda a naturalidade que a Câmara Municipal de Matosinhos presta esta homenagem ao compositor cuja obra é regularmente revisitada pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.