Inaugurado Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos.
Espaços verdes e zonas de lazer com utilidade para os cidadãos. É este o conceito que a Câmara Municipal de Matosinhos quer implementar com os novos parques urbanos espalhados um pouco por todo o Concelho.
O Parque de Picoutos, em Leça do Balio, dispõe de sete hectares, sendo que 4,5 estão numa área classificada (REN e RAN). Naquele local foram feitas infraestruturas de drenagem de águas pluviais, iluminação pública, percursos pedonais, que incluem a passadiços e pontes em madeira sobre a ribeira.
A requalificação ambiental e paisagística do Parque de Picoutos representou um investimento superior a 630 mil euros, cofinanciado em 80% pelos fundos comunitários do QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional.
A obra foi hoje, dia 12 de junho, inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e por 160 alunos do Agrupamento de Escolas de S. Mamede de Infesta.
“Depois de qualificarmos a orla costeira, decidimos qualificar ambientalmente todo o território. Com o dinheiro do QREN, conseguimos transformar um espaço destes e coloca-lo ao dispor da população. Tem um potencial de utilização fabuloso”, disse o edil.
No Parque de Picoutos existem duas hortas biológicas: uma com uma vertente mais social, com 95 talhões, e outra mais pequena, com 36 talhões, unicamente com a vocação biológica. No total, são 131 talhões. “Temos neste momento 1600 pessoas em lista de espera para as hortas biológicas”, adiantou a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício.
Presentes estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, a Vereadora da Ação Social, Dr.ª Lurdes Queirós, o presidente da União de Freguesias de Leça do Balio, Custóias e Guifões, Pedro Gonçalves, e o presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, António Moutinho Mendes.
O Parque de Picoutos, em Leça do Balio, é apenas um dos quatro novos parques urbanos que a Câmara Municipal de Matosinhos colocará à disposição dos munícipes. Segue-se o Parque das Austrálias, em Matosinhos, o Parque Público de S. Mamede de Infesta, e o Parque Biológico do Monte de S. Brás, em Santa Cruz do Bispo.
Três milhões de euros é o valor do investimento global, comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte – ON.2