01.07.11
Assinalou-se ontem, dia 30 de Junho, em Matosinhos, o Dia Mundial das Redes Sociais, uma efeméride instituída em 2010 e que conta com a participação de 76 países, estando na sua génese a celebração da revolução dos media que se tornaram sociais.
Em Portugal, Matosinhos foi o concelho anfitrião do Social Media Day, que decorreu, a partir das 18h00, na Exponor. A abertura do evento, que contou com a presença de diversos especialistas em social media, esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto que, para além de ter dado as boas-vindas a todos os participantes, falou um pouco da sua experiência enquanto autarca das redes sociais.
Ao longo de três horas e em três áreas distintas, os oradores convidados, entre os quais Pedro Teichgraber, Miguel Neiva, Tito de Morais, Rui Lourenço, Virgínia Coutinho, Ana Sofia Gomes ou Daniel Catalão (videoconferência), procuraram transmitir, durante cerca de cinco minutos e sem a ajuda de Powerpoint ou outro tipo de ferramentas de apresentação, as suas opiniões, ensinamentos sobre as redes sociais e a forma como estas estão a mudar o mundo, estando por sua vez também em constante mutação.
De acordo com a organização do evento, liderada por Pedro Caramez, o Social Media Day ultrapassou as expectativas. "Tivemos uma enorme adesão por parte de todas as pessoas, o que foi um balanço muito positivo", reconheceu Pedro Caramez. Quanto ao futuro, ficou no ar o desejo de fazer um evento ainda maior: "Restam-nos fazer as parcerias certas para dar um salto ainda maior do que aquele que demos da primeira para a segunda edição".
Apesar de ser um país em que se entrou um pouco mais tarde nas redes sociais, Portugal já é o 32.º país com maior percentagem de utilizadores na rede social Facebook.
Este Social Media Days aconteceu um dia após a apresentação do novo site da Câmara Municipal de Matosinhos, que decorreu no edifício dos Paços do Concelho, na quarta-feira, 29 de Junho, numa sessão onde as redes sociais foram também tema central, sobretudo, na intervenção de Daniel Catalão, jornalista de RTP.
A nova página da internet da Câmara de Matosinhos está recheada de mais-valias, sendo a primeira do país a criar funcionalidades próprias para cidadãos portadores de deficiência visual ou auditiva. É importante também realçar que nesta nova página, há possibilidade de partilhar qualquer conteúdo em mais de 340 redes sociais.
A Câmara Municipal de Matosinhos está presente em diversas em diversas redes sociais desde Dezembro de 2008. Com o intuito de promover uma participação cada vez mais activa de cada munícipe na vida da sua comunidade, valorizar as pessoas, estimular a sua presença e a sua criatividade, a autarquia criou novos métodos de comunicação, passando a publicar nas redes sociais durante o período de maior afluência de público os principais acontecimentos de Matosinhos.
Reconhecendo a importância crescente destas redes no contacto com as pessoas, a autarquia lançou-se na Web 2.0 criando perfis no YOU TUBE, TWITTER, WEBTV, FLIRCK, FACEBOOK, LINKED IN, entre outros. A página do facebook da Câmara Municipal de Matosinhos está em 6º lugar em Governo e Sociedade/Instituições Públicas, Partidos Políticos, Instituições de Apoio e Solidariedade e Causas Sociais, sendo a primeira autarquia do País neste ranking, com 6839 gostos.

Conteúdo atualizado em1 de julho de 2011às 15:43
