Alfa Mist, músico, produtor, compositor e MC britânico esteve hoje no Jardim Basílio Teles, em Matosinhos, para mais um concerto inserido no Festival “Matosinhos em Jazz”.
O músico lançou o seu primeiro EP solo Nocturne em 2015 e dirige a sua editora Sekito. O seu universo musical mistura hip-hop com improvisação de jazz. Alfa Mist colaborou com vários músicos, incluindo Jordan Rakei , Yussef Dayes e Tom Misch. Em 2021 lançou um álbum intitulado Bring Backs no selo de música independente americana e também se apresentou no Festival We Out Here de 2021, sendo ainda um dos indicados ao MOBO Awards 2021.
Amanhã, pelas 18h00, é a vez de Camilla George se apresentar em palco. Saxofonista de improviso, compositora e professora de Londres, tem trabalhado com os Tomorrows Warriors e a Nu Civilization Orchestra (incluindo uma digressão pelo Reino Unido em que se apresentou em vários locais de prestígio, como o Queen Elizabeth Hall). O álbum de estreia de Camilla, 'ISANG', com a convidada especial Zara McFarlane nos vocais, foi lançado no Ubuntu Music no final de 2016, com aclamação excecional da crítica.
Recorde-se que o festival “Matosinhos em Jazz” arrancou a 1 de julho com a exposição de obras criadas por vários artistas portugueses. O desafio do festival consiste numa releitura de capas icónicas da história mundial do jazz. André Tentúgal, Clara Não, Joana Linda, João Fazenda e Vasco Gargalo formam o leque de artistas que aceitaram o desafio de repensar capas icónicas de álbuns de artistas como Charles Mingue, Nina Simone, Ornette Coleman, Sonny Rollins, e Chet Baker. A exposição no Jardim Basílio Teles está patente até 31 de julho.
Esta é a 3ª edição do renovado festival de música Matosinhos em Jazz. Previsto para os anos 2020 e 2021, está agora de regresso, durante os fins de semana de julho, ao Coreto do Jardim Basílio Teles com convidados e momentos especiais para finais de tarde memoráveis.