Concelho subiu 6 posições na lista dos mais atrativos do país e está na 4ª posição da região Norte.
Matosinhos está de parabéns. O concelho regista uma forte subida no ranking “Portugal City Brand Ranking”, relativo aos primeiros cinco meses do ano e divulgado esta terça-feira, posicionando-se agora no 14º lugar entre os 308 municípios portugueses e na quarta posição da região Norte, numa classificação elaborada pela empresa espanhola Bloom Consulting, especializada em competitividade turística e parceira do Fórum Económico Mundial.
Ao nível da região, Matosinhos aparece mesmo no segundo lugar entre as cidades mais interessantes para visitar, apenas superada pelo Porto. Quando comparados dados relativos à procura na internet (digital demand), Matosinhos surge também no segundo posto para o “tag” Gastronomia, apesar de a campanha World’s Best Fish ter sido lançada apenas durante o mês de maio.
O “Portugal City Brand Ranking”, sobre a performance de marca dos 308 municípios portugueses, classifica a atratividade dos concelhos nas áreas do turismo, dos negócios, da qualidade de vida e da captação de talentos, medindo também indicadores como a perceção pública, a atividade económica e o desempenho on-line. Relativamente à anterior edição do ranking, Matosinhos conseguiu agora subir 6 posições no Top 25 nacional, para a 14ª posição, registando uma subida de 2 lugares, para a 4ª posição, na classificação da região Norte (ver em http://bloom-consulting.com/rankingportugal/index.html#/?municipality=214).
Na vertente Negócios, o ranking sublinha a prestação de Matosinhos, que subiu sete lugares, para a 19º posição, “devido ao enorme crescimento empresarial registado”. Na procura turística o concelho surge no 13º lugar a nível nacional, enquanto na classificação relativa à qualidade de vida, Matosinhos aparece em 15º, melhorando 4 posições relativamente ao ano passado.