Reunião preliminar do Conselho Municipal de Segurança realizou-se hoje nos Paços do Concelho.
Matosinhos é, de facto, um concelho seguro. Foi esta a principal conclusão da reunião preliminar do Conselho Municipal de Segurança que se realizou hoje de manhã nos Paços do Concelho.
Esta reunião foi convocada pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, na sequência das notícias divulgadas por alguns órgãos de comunicação social que referenciavam Matosinhos como um dos concelhos mais problemáticos em termos de criminalidade juvenil, com cerca de 60% das ocorrências verificadas pela GNR na Região Norte.
O autarca de Matosinhos esclareceu, em conferência de imprensa, que estes dados estão longe de corresponderam à realidade. Matosinhos é um concelho com um elevado nível de segurança, apesar da sua dimensão urbana.
A criminalidade em Matosinhos baixou nos últimos cinco anos. Aliás, na Área Metropolitana do Porto, foi o concelho onde estes índices mais diminuíram em 2005. Verificou-se, a título de exemplo, que os crimes relevantes baixaram 16%, os crimes contra a pessoa tiveram igualmente uma redução na casa dos 18% e os crimes contra património acompanharam esta tendência decrescente ao nível dos 15%.
O Presidente da Câmara Municipal esclareceu ainda que na origem das notícias que davam Matosinhos como um concelho problemático e com elevados índices de criminalidade juvenil esteve o facto de o Comando da GNR que tem a jurisdição de áreas que abrangem Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Póvoa de Varzim e Vila do Conde se localizar neste concelho, nomeadamente, na freguesia de Leça da Palmeira, logo, houve uma utilização errada dos dados fornecidos por esta força policial.
De referir que o número de ocorrências na área da delinquência juvenil registadas pela GNR no concelho de Matosinhos no ano de 2005 foi apenas 8.