
A não perder nos dias 6 e 7 de maio um grande espetáculo de projeção na fachada do edifício da Câmara que junta tecnologia, bailado e fogo de artifício.
A abertura oficial do programa da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016 em Matosinhos está marcada para o próximo dia 6 de maio.
Nessa noite de sexta-feira, e integrando também o programa da romaria do Senhor de Matosinhos, a fachada do edifício dos Paços do Concelho servirá de tela para um espetáculo de videomapping, uma tecnologia que combina luz, som e imagem para criar grandes eventos capazes de atrair multidões.
Com uma abordagem contemporânea, este espetáculo multimédia “Mar de Luz”, da responsabilidade do ateliê OCUBO, criará uma festa visual que explorará as interligações entre Matosinhos e o mar, não apenas do ponto de vista dos usos e costumes mais arreigados dos matosinhenses, mas também numa perspetiva estratégica e voltada para o futuro.
O ponto de partida para esta aventura multimédia serão as lendas e tradições que explicam a conversão desta povoação ao cristianismo desde épocas remotas.
O fio condutor da história é uma bailarina que encarna e personifica o próprio Mar, numa perspetiva gráfica de ilustração com texturas e recortes animados, aliados ao universo 3D, que conferem uma noção de profundidade ao espetáculo.
Na fachada do Edifício dos Paços do Concelho serão projetadas águas transparentes que se agitam e nos transportam para dentro de naus e nos fazem acostar a um porto de abrigo, pisar praias de areia branca e imaginar peixes multicolores.
O espetáculo evoca a história de Matosinhos, das artes da pesca à indústria conserveira, das lendas de outrora aos tempos modernos que se refletem no dia-a-dia dos munícipes e no urbanismo da cidade.
Entre as 22h00 e a 01h00 haverá quatro projeções do espetáculo “Mar de luz” (22h00; 22h30; 23h00; 23h30) que serão intercaladas com três momentos de bailado pelo Balleteatro “A partir de Birds” (22h15; 22h25; 23h15).
A coreografia, da autoria de Flávio Rodrigues (assim como a música), é inspirada no movimento das ondas. A direção artística é de Isabel Barros e a produção de Tiago Oliveira balleteatro.
Com interpretação pela cantora lírica Mónica Pais, o espetáculo conta ainda no corpo de bailado com Ana Menezes, Ana Mafalda Sousa, Ana Oliveira, Ana Sofia Pereira, Andreia Soares, Anita Grosse, Ariana Silva, Bruna Marques, Bruna Nunes, Carolina Vieira, Catarina Barbosa, Catarina Pinto, Daniela Gonçalves, Francisca Marques, Francisca Pereira, Gonçalo Cardoso , Helena Magalhães, Joana Magalhães, Maria do Rosário Silva, Mariana Fernandes, Miguel Leitão, Rute Azevedo, Sara Costa, Vítor Hugo Silva (Alunos do 2º ano de Dança do Balleteatro Escola Profissional).
Quem não tiver oportunidade de assistir a este espetáculo, poderá fazê-lo no sábado, dia 7 de maio, com os mesmos horários: entre as 22h00 e a 01h00 haverá quatro projeções do espetáculo “Mar de luz” (22h00; 22h30; 23h00; 23h30) que serão intercaladas com três momentos de bailado pelo Balleteatro “A partir de Birds” (22h15; 22h25; 23h15).
![]()
