Uma viagem de emoção pelas memórias recordando velhas glórias e datas imemoráveis.
Depois de mais uma manhã de treino intenso, no sábado, dia 19 de Maio, pelas 11. 30 horas, o plantel do Leixões foi recebido pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, nos Paços do Concelho para, todos juntos, visitarem a exposição “Matosinhos do Leixões: 100 Anos de Conquistas”, que abriria as portas ao publico, mais tarde, pelas 18 horas.
Este foi, sem dúvida, um momento de inspiração para o derradeiro jogo que transformou o Leixões no Campeão da Liga de Honra e, em simultâneo, uma viagem a um passado de memórias e de sucessos. Esta visita, em tom de antestreia de uma exposição oficialmente inaugurada pelo Presidente da Câmara pelas 18 horas de sábado, e que estará patente ao público até ao dia 29 de Julho, foi também um momento de convívio onde se denotou um forte espírito de equipa entre plantel, técnicos e direcção.
O Presidente, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira e pelos Vereadores Dra. Joana Felício e Fernando Rocha, aproveitou o momento para fazer um pedido especial à equipa do Leixões: o troféu de campeão da Liga de Honra. E a resposta foi, sem dúvida, positiva, uma vez que os três golos que conseguiu frente ao Desportivo de Chaves não deixaram qualquer margem para dúvidas.
Orgulhoso por ser “o timoneiro desta nau”, Carlos Oliveira, Presidente da SAD do Leixões, não hesitou, no sábado, em afirmar que quer dar início a um novo século de glórias, a mais cem anos de conquistas.
Inserida no programa das Festas do Senhor de Matosinhos, a exposição “Matosinhos do Leixões: 100 Anos de Conquistas” tem por objectivo assinalar o centenário do clube, relembrando aqueles que ajudam a construir a sua História: as velhas glórias que tantas alegrias deram a Matosinhos, os dirigentes, a equipa técnica, os funcionários e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para estes 100 anos de conquistas.
Esta exposição documental e fotográfica, que abrange diversos períodos da História do Leixões, divide-se em quatro núcleos temáticos. Recorda-se, por exemplo, a vitória ao Sporting, em 1935, por 2-1 conseguindo a maior enchente de sempre, ou o regresso à primeira divisão em 1959.
Em 1980, outro momento registado na exposição, o então Primeiro-Ministro Francisco Sá Carneiro distinguiu o clube com o “diploma de entidade pública”.
“Matosinhos do Leixões: 100 Anos de Conquistas” foi o título escolhido para uma exposição que traduz a relação umbilical existente entre o clube, a cidade e as suas gentes.