Quarteto de Cordas de Matosinhos e Orquestra de Jazz de Matosinhos vão atuar este fim de semana.
![]()
No dia 9 de Junho, pelas 19 horas, na Sala Multiusos da Fundação de Serralves, poderá ver e ouvir o Quarteto de Cordas de Matosinhos, num concerto de entrada livre.
A Câmara Municipal de Matosinhos, prosseguindo a sua estratégia cultural, entendida como pilar crucial da formação dos cidadãos, tem criado condições incontornáveis na qualidade de vida da comunidade, mantendo paralelamente a aposta na criação de parcerias, que tem permitido a formação de públicos, bem como uma maior visibilidade das dinâmicas criadas.
Com efeito, o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) estará “em Festa” no próximo dia 9 de Junho, ao participar na 10ª edição do “Serralves em Festa”.
Esta participação, fruto de mais uma parceria, desta feita com a Fundação de Serralves, pretende potenciar os efeitos da distinção internacional de que o QCM foi recentemente alvo, e que resultou na escolha, pela European Concert Hall Organisation (ECHO), para integrar o programa Rising Stars 2014/2015.
É um reconhecimento que conquistou por mérito próprio, merecendo um lugar de destaque no panorama europeu, ao ser escolhido para actuar nas melhores salas de concerto da Europa. Neste momento de consagração, é de enorme relevância permitir que diferentes públicos possam apreciar a versatilidade e profissionalismo deste grupo, fruto de um projeto pioneiro da autarquia matosinhense, criado em 2007, enquanto estrutura residente em Matosinhos.
Este concerto, que sustenta a aposta de colaboração entre as duas instituições culturais, tem única e exclusivamente a presença de compositores nacionais.
Esta será uma excelente oportunidade de ver e ouvir o Quarteto de Cordas de Matosinhos, visitar os belíssimos jardins de Serralves, e usufruir de uma programação diferente, no próximo dia 9 de junho.
Amanhã, dia 8 de Junho, também a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) vai levar a sua música à Festa de Serralves. O concerto é no Prado das 13 às 14 horas. No dia 9 de Junho, também no Prado, entre as 17.30 e as 18.30 horas, o concerto será em parceria com a WDR Big Band.
Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do atual jazz português. Sob a direção de Carlos Azevedo e Pedro Guedes e constituída por alguns dos melhores músicos de jazz da região norte do país, a orquestra desenvolve hoje uma linha de orientação que privilegia, por um lado, a criação de um repertório próprio e, por outro lado, a organização de projetos específicos para os quais vem convidando solistas e maestros de relevo internacional.
Com um reportório que inclui composições e arranjos originais assim como obras de figuras de referência, o carácter único da OJM revela-se na versatilidade que lhe permite assumir todas estas vocações e desempenhar o papel de uma orquestra nacional de jazz, apresentando repertórios de todas as variantes estéticas e todas as épocas do jazz.
Programa do concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos
António Pinho Vargas (1951)
“Movimentos do subsolo”, quarteto de cordas nº2 (2008)
António Pinho Vargas (1951)
Quarteto de Cordas nº3 (2011)
“I andamento”
“II andamento”
Telmo Marques (1963)
“Contrafacção Folclórica”, quarteto de cordas (2001)
“Cantiga das Malhadas”
“Niñas vamos al Bira”
“Chula - Naquele lado d’el Rio”
__________________________________________
Vitor Vieira, violino I
Juan Carlos Maggiorani, violino II
Jorge Alves, viola
Marco Pereira, violoncelo
