
O Parque Basílio Teles, a Loja do Munícipe, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o Cine-teatro Constantino Nery, as marginais de Matosinhos e Leça da Palmeira foram palco, entre 22 e 28 de Setembro, de uma Campanha de Sensibilização sobre a Qualidade do Ar.
O objectivo da iniciativa foi o de sensibilizar a população para as causas e os efeitos da poluição atmosférica e para o que cada um pode fazer para ajudar a melhorar a qualidade do ar que respiramos.
14 mil pessoas foram contactadas durante a campanha. A acção assumiu uma dimensão interactiva, em que o público em geral e os automobilistas foram abordados por agentes de sensibilização que procuraram informar, consciencializar e educar sobre as boas práticas a adoptar no dia-a-dia para ir de encontro ao objectivo de melhorar a qualidade do ar. Para além dos agentes, estiveram disponíveis painéis informativos e foram distribuídos folhetos subjacentes à temática da qualidade do ar.
A acção foi fortemente dirigida aos automobilistas no Dia Europeu sem Carros. A população foi educada e informada de boas práticas simples, que podem adoptar no dia-a-dia e que contribuirão para uma diminuição das emissões de poluentes atmosféricos. Foi possível educar a população receptiva a respeito da página web www.qualar.org, destacando a importância de conhecer a qualidade do ar e a influência que esta pode ter no quotidiano, particularmente no que diz respeito aos grupos de risco. Uma vez que foram abordados diversos idosos (considerados um grupo de risco), este factor revestiu-se de particular importância.
A qualidade do ar é um factor essencial para o bem-estar das populações e tem vindo a deteriorar-se por várias razões. As principais causas da poluição do ar são o tráfego automóvel, as emissões das indústrias e da construção civil, a queima de resíduos e substâncias tóxicas (plásticos, pneus, etc.) e os incêndios.
Na região Norte têm vindo a ser detectados níveis elevados de poluentes atmosféricos, nomeadamente partículas em suspensão. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) encontra-se a implementar o Plano de Melhoria da Qualidade do Ar da Região Norte, através de um conjunto de medidas a executar por várias entidades. O Município de Matosinhos adoptou um conjunto de medidas a implementar, através de um protocolo estabelecido com a CCDR-Norte. De entre as medidas adoptadas para o concelho de Matosinhos destacam-se as melhorias na rede de transportes colectivos, o corte de algumas ruas ao trânsito (em particular a veículos pesados), construção de parques de estacionamento periféricos, reforço da fiscalização do estacionamento ilegal e reforço da fiscalização em obra com vista a redução de emissões de poeiras.
Dando continuidade a esta Campanha, vão ser realizadas brevemente acções de sensibilização nas escolas do concelho.

