Ministro da Economia presente em encontro de empresários.
No início de 2015, Matosinhos apresenta a sua candidatura a Cidade Criativa, na área do Design, da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Criada em 2004, esta rede procura desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificaram e elegeram a criatividade como fator estratégico, com o fator diferenciador para o seu desenvolvimento.
A adesão à Rede é enquadrada em sete temas, designadamente literatura, cinema, música, artesanato, design, media e gastronomia.
Atualmente há mais de 40 cidades membros em todo o mundo, sendo que na área do design destacam-se Buenos Aires, Berlim, Saint-Étienne, Shangai e Montreal.
Para concretizar este objetivo, a Câmara Municipal de Matosinhos está a mobilizar escolas, empresas, associações de cariz cultural e desportivo e instituições de solidariedade social para esta candidatura.
“No ano em que comemora os 500 anos da atribuição do Foral, Matosinhos está a viver um momento ímpar da sua história”, manifestou o Presidente da Autarquia, na abertura do Encontro de Empresários “Matosinhos, Cidade Criativa”, dia 16 de setembro.
Este encontro, apadrinhado pelo Ministro da Economia, Dr. Antonio Pires de Lima, reuniu, na remodelada Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, 50 dos maiores empresários do Concelho, que tiveram oportunidade de conhecer o projeto de forma mais detalhada e de dar o seu contributo para a sua materialização, através da assinatura de uma Carta de Compromisso.
![]()
“À fórmula M2C, Mar+ Movimento+ Cultura, queremos acrescentar a criatividade, alterando a fórmula MC2, Matosinhos, Cidade Criativa. Queremos transformar Matosinhos num território com uma nova identidade que atraia ainda mais investimento. Para isso, precisamos da cumplicidade estratégica das nossas empresas. Queremos fechar o Ano Português do Design com a nossa candidatura”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
Também o Vice-presidente da Autarquia considerou que o” design é cada vez mais visto pelas empresas como um fator de diferenciação e valorização dos produtos e serviços e assume um papel determinante para o crescimento económico e a competitividade empresarial”.
De acordo com o Dr. Eduardo Pinheiro, “Matosinhos reúne condições para integrar a Rede de Cidades Criativa da Unesco na temática do design”, pois dispõe de uma escola de design (ESAD) e de um centro de pesquisa internacionalmente reconhecido, possui uma paisagem cultural envolvida pelo design e pelo ambiente edificado (património arquitetónico de excelência) e acolhe a instalação de indústrias criativas, nomeadamente na incubadora do Design, no mercado de Matosinhos.
Por sua vez, o Ministro da Economia frisou o “papel muito relevante” que a indústria criativa desempenha na vaga de empreendedorismo no país, que permitiu criar mais de 35 mil novas empresas no ano passado. “O Governo tem que incentivar a dimensão económica ligada à cultura e à criatividade, pois constituem o carácter diferenciador que ajuda à internacionalização e à economia”, defendeu o Dr. António Pires de Lima.
O Encontro de Empresários contou ainda com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, da Vereadora da Ação Social, Dr.ª Lurdes Queirós.
![]()
