
No dia 18 de Maio celebra-se em todo o mundo o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema "Museus e Harmonia Social". No âmbito desta efeméride, um pouco por todo o país são levadas a cabo actividades de dinamização cultural que estimulam o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos patrimónios e regiões dos Museus e Palácios.
Como não podia deixar de ser, o Museu da Quinta de Santiago associou-se a esta celebração, apresentando uma programação vasta e diversificada, indicada para vários tipos de públicos. O dia começou cedo (08h30) com uma sessão de Hatha Yoga, seguida de um ateliê para visuais e invisuais, intitulado "O meu corpo é de gesso".
Às 12h00 realizaram-se aulas de judo, step e aeróbica, seguindo-se degustações, visitas, um curso de teatro infantil e, às 21h00, um concerto de Música Antiga. Às 22h00, realizou-se a inauguração oficial da exposição de pintura "Ecce Homo, António Carneiro" – Desenhos, Simbolismo, Retrato e Paisagem, com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Às 23h00 foi tempo de Nota de Cinema, com a visualização de um filme antigo de Matosinhos, musicado ao vivo. A noite terminou pelas 24h00 com uma observação de estrelas.
Este evento realiza-se em paralelo com “A Noite dos Museus”, em que participaram mais de 1200 museus da Europa, num total de 29 países. Foi no passado dia 15 de Maio que à luz de velas, candeias, lanternas, archotes ou fazendo uso de iluminação monumental, efeitos pirotécnicos ou das mais recentes tecnologias de projecção digital, os museus estenderam os seus horários para oferecer, aos mais variados públicos, a possibilidade inédita de os visitar gratuitamente do pôr-do-sol às primeiras horas da madrugada.
Nessa noite, o Museu da Quinta de Santiago, contando com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha e de um vasto público, apresentou a "Exposição de Pintura ... às Dez por 10” dos alunos do Curso de Pintura, orientados por Ana Efe; um espectáculo de dança pela Escola DANÇATTITUDE no Jardim, e terminou com uma - "Visita Teatralizada Especialíssima": Pelo Dono - João Santiago e sua esposa - Maria Carolina; pelo Arquitecto - Nicola Bigaglia e por um fantasma - Joana Vasconcelos".
Sem dúvida, uma noite inesquecível para o vasto público que marcou presença neste conjunto de iniciativas!

