Assinatura do protocolo para o Uso Sustentável de Energia Térmica no Âmbito Municipal
A Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, um conjunto de ações de promoção da sustentabilidade ambiental. Ações que passam pelo uso racional da energia, em áreas como a educação, a gestão da energia e a inovação tecnológica no domínio da energia.
Esta manhã, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, assinou um protocolo com o INEGI, fundado em 1986 em ligação estreita com o Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), para o Uso Sustentável de Energia Térmica no Âmbito Municipal.
O INEGI é um dos parceiros do projeto “progRESsHEAT – Supporting the progress of renewable energies for heating and cooling in the EU on a local level”, coordenado pela Technical University of Vienna e financiado pelo Programa Horizon 2020.
Na Europa, cerca de 50% da energia é utilizada para a produção de calor e de frio. Em Portugal, o valor é de 41%. O projeto em curso aposta num plano de otimização de fluxos de energia térmica (calor e frio), na avaliação de redes de distribuição de calor e frio integrando energias renováveis, e na implementação de planos integrados de redes de calor e/ou frio, incluindo o aproveitamento de fontes de energia renovável.
Matosinhos será caso de estudo em Portugal. O território que será avaliado abrange a Refinaria da Petrogal, a Exponor, o Porto de Leixões, e a zona industrial / comercial junto ao Ikea.
Presentes na cerimónia de assinatura de protocolo estiveram o Vereador do Ambiente da Autarquia, Tiago Maia, o Presidente do Conselho de Administração do INEGI, Alcibíades Paulo Soares Guedes, o Diretor Coordenador na INEGI, Rui Sá, e o Diretor da Unidade de Energia do INEGI, Hugo Santos.
Depois da assinatura de protocolos seguiu-se uma visita as obras em curso do Parque Canino do Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos.
Trata-se de um espaço vedado com uma área com cerca de 3709m², com zonas verdes, bebedouros, bancos, zonas de recreio para os cães, recetáculo de lixos e dispensador de sacos para remoção de excrementos, zonas próprias para os animais fazerem as suas necessidades, entre outras valências.
Esta é mais uma das atividades do Mês do Ambiente, que visam promover a sustentabilidade ambiental e apoiar estilos de vida sustentáveis na população.
Recorde-se que, até 8 de julho, a Câmara Municipal promove mais de 30 atividades de promoção e educação ambiental juntamente com diversos parceiros associados.
As atividades dividem-se por diferentes temáticas: Água, Ar, Bem-estar animal, Biodiversidade, Energia e Clima, Espaços Verdes, Resíduos, Ruído, e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No passado dia 18 de junho decorreu no Parque Ecológico S. Brás uma Oficina de agricultura biológica – aromáticas. No dia seguinte teve lugar no mesmo local uma Oficina de Plantas Medicinais.
No mesmo dia foram apresentados os equipamentos da concessão de resíduos em frente ao Edifício dos Paços do Concelho. Recorde-se que, no próximo dia 1 de julho, arrancam duas novas prestações de serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Sólidos e de Limpeza Urbana no Concelho de Matosinhos.
Uma das prestações irá funcionar na zona nascente, abrangendo as Uniões de Junta de Freguesia de Guifões/Custóias/Leça do Balio e Senhora da Hora/São Mamede Infesta. A zona da Senhora da Hora abrangida é a situada a nascente da A28. A outra prestação de serviços vai funcionar na zona Poente, abrangendo as Uniões de Junta de Freguesia de Lavra/Perafita/Santa Cruz do Bispo e Matosinhos/Leça da Palmeira. A zona da Senhora da Hora a poente da A28 também será abrangida por esta prestação.
Os serviços de recolha no concelho serão acompanhados de campanhas de sensibilização, prestando todas as informações aos munícipes de forma a garantir um aumento da reciclagem e o cumprimento das metas impostas pela União Europeia através do PAPERSU 20/20.
A gestão dos quatro ecocentros existentes no Concelho, a limpeza das linhas de água nos aglomerados urbanos, a limpeza e recolha de resíduos nos grandes eventos, são algumas das muitas tarefas a cargo dos prestadores de serviço.
O programa do Mês do Ambiente prossegue com as seguintes atividades:
22 junho
9.30h – Seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Local: Câmara Municipal de Matosinhos
Em 2015, 193 países uniram-se com o intento de definir 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e construir um planeta melhor até 2030, lutando por uma maior igualdade, prosperidade e sustentabilidade.
Cidades sustentáveis, Educação, Energia, Soberania Alimentar, Acesso à Água, Consumo Responsável, Biodiversidade, Alterações Climáticas, Cidadania Global, Igualdade, Direitos Humanos, Saúde e Emprego digno são alguns dos temas a debater no seminário.
23 junho
10h – Campanha de limpeza da via pública/praias
Ponto de encontro: Jardim em frente ao Palácio da Enseada, em Leça da Palmeira/ Praia de Matosinhos
Esta ação realizada em conjunto com a Autoridade Marítima a propósito das regras a cumprir tanto no domínio público municipal como no domínio publico marítimo, de quem tem animais de companhia.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
