Chegou hoje ao fim a 11º Edição dos Jogos do Eixo Atlântico que contou com a participação de 1800 jovens atletas de 28 concelhos do norte de Portugal e da Galiza.
A final decorreu hoje na Nave Ilídio Ramos do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. A equipa de Matosinhos bateu a de Vila Nova de Gaia por 3-0 e conquistou mais um título no voleibol feminino (o primeiro foi em 2009 e o segundo em 2013) nos Jogos do Eixo Atlântico. O troféu de campeão foi entregue, no Porto, pela administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz.
Criados em 1995 e realizados a cada dois anos, os Jogos do Eixo Atlântico decorreram pela primeira vez, simultaneamente em três cidades e com a maior participação de sempre.
De 5 a 10 de julho, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos acolheram nos seus equipamentos desportivos e nas várias modalidades em competição (andebol, atletismo, basquetebol, futebol de 7, natação, voleibol e ténis) mais de 1.800 atletas em representação de 28 concelhos do norte de Portugal (16) e da Galiza (12).
Iniciativa do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação transfronteiriça que engloba 34 concelhos de região Norte de Portugal e da Galiza, os Jogos do Eixo Atlântico estão vocacionados para a promoção do desporto, convivência entre os jovens e também para um maior conhecimento entre os cidadãos destas duas regiões. Pela sua longevidade e alta participação, os Jogos do Eixo Atlântico constituem atualmente um referente singular da prática do desporto transfronteiriço na Europa.