Vestir de vermelho e, em pleno Dia Mundial da Luta Contra a Sida, simplesmente distribuir abraços junto à Câmara Municipal entre quem passa e quem os quer receber.
Vestir de vermelho e, em pleno Dia Mundial da Luta Contra a Sida, simplesmente distribuir abraços junto à Câmara Municipal entre quem passa e quem os quer receber. Esta ideia original teve uma dupla função: por um lado, chamar a atenção das pessoas para a problemática do HIV/SIDA e as dificuldades que os doentes têm que ultrapassar todos os dias, nomeadamente, ao nível da exclusão social e do preconceito; por outro lado, a distribuição de abraços permitiu complementar a exposição patente na Galeria Nave dos Paços do Concelho de t-shirts de todo o mundo comemorativo dos 15 anos da Abraço.
Margarida Martins, Presidente da Abraço, visitou esta exposição, patente até ao dia 7 de Dezembro na Galeria Nave dos Paços do Concelho, e teve ao seu lado a Vereadora da Acção Social e Saúde da autarquia, Dra. Luísa Salgueiro.
Durante esta visita, Margarida Martins recordou que os doentes com SIDA da Região Norte ainda padecem de uma grande falta de respostas e que o apoio das autarquias é fundamental para dar um passo em frente.
A Dra. Luísa Salgueiro recordou que Matosinhos já deu esse passo em frente, nomeadamente com algumas negociações que já estão a decorrer com a Abraço no sentido de encontrar um espaço físico para a Associação ou com esta exposição patente na Galeria Nave, uma forma que a autarquia encontrou para “abraçar” esta causa.