Amanhã, sábado, dia 22 de novembro, das 10 às 16 horas na Casa da Juventude de S. Mamede de Infesta.
Um em cada dez nascidos é prematuro, ou seja, nasce com menos de 37 semanas de gestação. Para além de ser mais pequeno do que o recém-nascido de termo (habitualmente mede menos de 46 cm), o peso do prematuro é igualmente menor, normalmente inferior a 2,5 kg, mas por vezes muito abaixo destes valores, até 1 kg ou até menos, dificultando a sua sobrevivência.
Com o objetivo de procurar respostas que minimizem as consequências em todos os contextos individuais e familiares dos bebés prematuros, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação no Meio do Nada promovem um conjunto de atividades amanhã, Dia Mundial da Prematuridade, instituído pela Organização Mundial de Saúde.
Recorde-se que a Autarquia tem vindo a comparticipar a construção da Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos, em S. Mamede de Infesta, um projeto pioneiro em Portugal, da responsabilidade da Associação No Meio do Nada. O equipamento estará aberto 24 horas por dia e terá capacidade para acolher 30 crianças com patologias crónicas dos zero aos 18 anos.
Para o efeito estão a decorrer as obras de adaptação da Casa Marta Ortigão no valor de um milhão de euros, dos quais 300 mil euros são suportados pela Câmara Municipal.
Amanhã, entre as 10h00 e as 16h00, na Casa da Juventude de S. Mamede de Infesta, serão dinamizadas palestras sobre o que é ser prematuro, quais os direitos das famílias que têm um filho prematuro, quais os apoios sociais existentes para famílias de prematuros e um momento de partilha de experiências de testemunhos de pais de crianças prematuras nascidas na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Centro Hospitalar S. João, Centro Hospitalar do Porto e Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Será criado um espaço lúdico para as crianças e as atividades irão decorrer em simultâneo às palestras. Da parte da tarde serão dinamizados jogos tradicionais, entre outros.
![]()
Programa:
10h00- Sessão de Abertura
- Vereadora da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr.ª Lurdes Queirós
- Enfermeira Teresa Fraga, da Associação No Meio do Nada
- Dr. Fernando Sollari Allegro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto
- Dr.ª Paula Cristina Fernandes, Diretora da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do Centro Materno Infantil do Norte
- Prof. Dr.ª Hercília Guimarães, Diretora do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar S. João
- Dr.ª Alexandrina Portela, Diretora do Serviço de Neonatologia da Unidade Local de Saúde de Matosinhos
10h30- “A prematuridade em Portugal”
Moderadora: Enfermeira Carmem Alves
Oradores:
Prof. Dr.ª Hercília Guimarães- “O que é ser prematuro?”
Dr. David Ribeiro, advogado- “Famílias com filhos prematuros”
Dr.ª Liliana Rocha, assistente social do Centro Hospitalar S. João- “Apoios sociais existentes para as famílias dos prematuros”
11h15- Debate
11h30- Coffee Break
11h45/12h45- Ser pai/mãe prematuramente- Testemunhos de pais de crianças prematuras nascidas na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Centro Hospitalar S. João, Centro Hospitalar do Porto e Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
14h30- Atividades em família: jogos tradicionais e aula de dança.
