Grupo de trabalho estuda implementação de um Código de identificação de cores em diversas vertentes.
Matosinhos caminha a passos largos para se tornar um concelho cada vez mais acessível a todos. A Câmara Municipal prepara-se para implementar nos seus serviços o ColorADD, um sistema de identificação das cores.
Trata-se de um código universal que permite a plena integração de um público daltónico. Estima-se que 350 milhões de pessoas, cerca de 10% da população masculina mundial, sintam algum tipo de dificuldade em identificar ou escolher as cores. Esta limitação, hereditária, é transmitida através do cromossoma X e cria ao seu portador daltónico grandes constrangimentos ao nível da integração social e profissional.
O código é composto por símbolos gráficos, desenvolvido a partir das três cores primárias. Com este código, o daltónico consegue relacionar os símbolos e identificar as cores. Quanto ao Branco e o ao Preto, estes orientam as cores para as tonalidades claras e escuras.
O Color ADD está já implementado nas mais diversas áreas de atividade, nomeadamente na Saúde, nos Hospitais, nas Redes de Transportes Públicas, nas Escolas, na Indústria do Material Escolar e Didático, nas Editoras, na Indústria das Tecnologias de Informação e Comunicação, de Sinalização e Segurança, do Calçado e Vestuário, nas Autarquias, no Comercio a Retalho e Grosso.
No caso de Matosinhos, urbanismo, educação ou ambiente são algumas das áreas onde a utilização da cor é uma constante e desempenha uma função essencial em termos de comunicação e interpretação. Como tal, a autarquia reuniu um grupo de trabalho constituído por daltónicos com o intuito de identificar as atuais dificuldades e as áreas onde o ColorADD pode ser aplicado. Toda a população com este tipo de limitação será envolvida nesta intervenção.
Uma das novidades é a realização de um rastreio ao daltonismo em todas as escolas do Concelho.