Festival Harmos Classical’15 vai já na sua nona edição e está em Matosinhos, no Salão Nobre da Câmara Municipal, de 4 a 7 de março.
O Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho acolhe, por estes dias, quatro concertos integrados no festival Harmos Classical’15, uma iniciativa que leva a diversos pontos da região Norte trinta concertos com a apresentação de doze grupos de música de câmara de excelência.
Promovido pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Politécnico do Porto, o festival continua a promover a música e o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino superior artístico a nível mundial, trazendo aos públicos o que de melhor se faz em todo o mundo. Afirmando-se como um dos mais relevantes projetos artísticos e culturais da Europa, o Harmos divide-se em dois festivais anuais, o Harmos Classical em março e o Harmos Plural em Setembro.
Em Matosinhos, o programa do festival Harmos Classical’15 teve início ontem, dia 4 de março, e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto. Foi, assim, possível assistir à atuação dos lituanos da Academia de Música e Teatro de Vilnius, que trouxeram o Trip Trio (flauta, clarinete e piano) para interpretar peças de Ludwig von Beethoven, Aram Khachaturian, Stephen Halloran, Zita Bružaitė e Guilaume Connesson.
Hoje, dia 5 de março, o Animato Quartet e a pianista Anne Brackman, do Conservatório Real de Den Haag, na Holanda, interpretarão o Quinteto para Piano Nº2, Op.81, de Antonín Dvorák, e o Quinteto para Piano nº3, Op.60, de Johannes Brahms. No dia seguinte a música chega igualmente da Holanda, com o Helios Trio do Conservatório de Amesterdão a interpretar Three Songs for Mezzo-Soprano, Viola and Piano, de Frank Bridge, Arpeggione Sonate D 821, de Franz Schubert, as Banalités FP 107, de Francis Poulenc, e as canções Gestillte Sehnsucht e Geistliches Wiegenlied, de Brahms.
Finalmente, o programa do dia 7 ficará a cargo da Universidade de Música e Artes do Palco de Viena/Joseph Haydn Institut, cujo Stratos Quartett interpretará um programa composto por peças de Mozart e Strauss para quartetos com piano.
Em Matosinhos, todos os concertos decorrem no Salão Nobre da autarquia, pelas 21h30, e têm entrada livre.