Exposição foi inaugurada no Centro de Monitorização Ambiental de Matosinhos e contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Manuela Álvares
“Matosinhos a Pescar” é o nome da exposição patente no Centro de Monitorização Ambiental de Matosinhos (CMIA) e que foi inaugurada no dia 1 de abril pela Vereador do Ambiente, Manuela Álvares e com a presença do Presidente do CIIMAR, Vítor Vasconcelos, do Presidente da Napesmate, Agostinho Sá Pereira, entre outros membros desta instituição matosinhense, nomeadamente, Carlos Areias, construtor das embarcações em miniatura da exposição.
Matosinhos tem desde sempre uma ligação profunda com o Mar. Mesmo que o Porto de Pesca não tenha a importância de outros tempos, a atividade piscatória continua a ser parte integrante deste concelho.
Esta exposição pretende dar a conhecer esta intrínseca relação entre Matosinhos e o mar, dando especial relevo à pesca, que muito contribui para a história e cultura de Matosinhos. Esta vertente mais humana é reforçada com diferentes engenhos de pesca e réplicas de embarcações em miniatura cedidas pela NAPESMATE. Pretende-se, ainda, dar a conhecer o mar na sua vertente económica, através de testemunhos fotográficos antigos fornecidos pelo Porto de Leixões e, também, a vertente mais científica e de gestão dos recursos pesqueiros por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A exposição “Matosinhos a a Pescar poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h30 à 12h30 e das 14h00 às 17h30.