
Hoje, dia 17 de Maio, pelas 10 horas, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, e o Vice-Presidente, também responsável pelo Pelouro do Turismo, Dr. Nuno Oliveira, fizeram as honras da casa, dando início ao Congresso Nacional de Gastronomia “Matosinhos à Mesa”, uma iniciativa ímpar que trará a Matosinhos alguns dos maiores nomes nacionais do universo da restauração durante três dias.
Depois de uma breve recepção aos congressistas e uma sessão de abertura, durante a qual o Sr. Presidente da Câmara deu as boas vindas a todos os presentes, começou o primeiro painel direccionado para o tema “Enólogos e Viticultores”. Com moderação de Fernando Melo, marcaram presença no debate Dirk Niepoort, produtor de Vinhos do Porto e Douro, Manuel Poças Pintão, ex-administrador da Casa Poças, Fernando Bianchi de Aguiar da Universidade de trás-os-Montes e Alto Douro e Manuel Carvalho do jornal Público e da revista Blue/Wine.
Esta iniciativa está integrada no programa das Festas do Senhor de Matosinhos e é comissariada por Fernando Melo (Revista de Vinhos), Hélio Loureiro (Solinca e Selecção Nacional de Futebol) e José Silva (crítico gastronómico).
Os comissários, responsáveis pelos conteúdos deste congresso, bem como a Câmara Municipal, tiveram a preocupação de trazer à iniciativa um conjunto de intervenções de elevado nível, capazes de definir tendências com significado num mercado onde vários sectores se cruzam. A Gastronomia, que em Portugal há muito se posiciona para adquirir, em definitivo, o estatuto de Património Cultural, congrega sectores como a restauração, hotelaria, turismo, pesca, produção rural… E é com o intuito de sentar “à mesma mesa” algumas das principais figuras desses vários sectores que a autarquia entendeu ser hora de tratar as matérias com a dignidade de um congresso profissional e científico.
No que diz respeito a programa, a tarde de hoje foi dedicada a dois painéis diferentes; Gastrónomos e Conhecedores e Pedagogia, Saúde e Práticas. O primeiro painel tem como moderador Hélio Loureiro e tem como intervenientes: José Gouveia, um especialista em azeite do Instituto Superior de Agronomia; Alfredo Saramago, gastrónomo e director da Revista Epicur; Rui Simeão, produtor de Sal de Taviura; Joana Lencastre, da Mil Paladares; e Manuel Ramirez em representação das Conservas Ramirez.
O painel da Pedagogia, Saúde e Práticas foi moderado por José Silva e teve a participação de Minnie Freudenthal (escritora) da Clínica do Rosário; Hélio Loureiro; Pedro Graça da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação do Porto; e da nutricionista Paula Veloso.
Se todo o programa se revela de grande interesse, as actividades paralelas ao congresso destinadas ao grande público serão, com certeza, ao longo destes três dias um pólo de grande atractividade, sobretudo, porque se prolongarão até domingo.
Há actividades para todos os gostos: encontros com outros cozinheiros convidados, show-cookings, provas de vinhos, de chocolate ou azeite, intervenção de confrarias de gastronomia portuguesas, exposições, demonstrações gastronómicas, degustação, feira gastronómica, workshops sobre alimentação saudável e infantil e ateliers para ensinar às crianças os primeiros passos na cozinha.
Durante, quatro dias, Matosinhos será, sem dúvida, a capital portuguesa da Gastronomia.