Sistema de Gestão e Informação Ambiental considerado exemplo de Boas Práticas
Matosinhos está em sexto lugar na lista dos municípios que apresentam um maior desempenho ao nível da inteligência urbana.
Os dados constam do documento “Smart City Index Portugal 2016”, organizado pela Inteli- Inteligência em Inovação e pelo CEIIA, localizado em Matosinhos.
O Smart City Index é uma ferramenta de análise da inteligência urbana, que permite monitorizar indicadores territoriais críticos, realizar exercícios de benchmarking e propor recomendações para a melhoria do desempenho das cidades e regiões.
Esta ferramenta foi aplicada pela primeira vez em 2012 a 20 municípios integrados na RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes. Nesta 2ª edição, atualizada em 2016, a análise incluiu 36 municípios da rede.
A análise incidiu sobre um conjunto de indicadores assentes no conceito integrado de “cidade inteligente”. As dimensões chave do índice são: Governação, Inovação, Sustentabilidade, Qualidade de Vida e Conectividade.
Matosinhos foi considerado um exemplo de boas práticas com o seu Sistema de Gestão e Informação Ambiental dos Espaços Classificados do Concelho de Matosinhos.
Lançado em 2014, este sistema surgiu com o objetivo de promover a conservação e valorização ambiental dos espaços naturais classificados e incrementar a sua biodiversidade.
O município de Matosinhos destacou-se ainda ao nível das infraestruturas tecnológicas e de inovação, da gestão de água e resíduos, da valorização de resíduos sólidos urbanos, da monitorização inteligente das redes de fornecimento de água, de saneamento e de redes pluviais.
O top 10 da lista é composto pelos seguintes municípios: Porto, Águeda, Cascais, Bragança, Guimarães, Matosinhos, Braga, Sintra, Aveiro e Santarém.