
Visitas orientadas, jogos tradicionais, exibição de documentário e atuação do Cor(p)o Metropolitano
O Mar, a Pesca e a Indústria Conserveira são o mote para a programação que o município apresenta, já no próximo domingo, no âmbito do projeto “Mater17”, que irá decorrer em vários locais ao longo do dia.
De setembro a dezembro, os 17 municípios de Área Metropolitana do Porto apresentam, em dias distintos, uma programação própria através de um percurso em torno do seu património imaterial.
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia, através do programa Norte2020.
O programa de atividades inclui visitas orientadas à Casa do Mar e Tanques Romanos, em Lavra, e ao Núcleo Museológico do Mar, em Matosinhos. Os participantes terão a oportunidade de visitar estes dois importantes núcleos museológicos que preservam o património e a identidade de Matosinhos, cujas instituições fundadoras são integrantes da Muma - Rede de Museus de Matosinhos.
A Casa do Mar e Tanques Romanos é um núcleo museológico de pesca artesanal reutilizando uma antiga “casa do mar” da praia de Angeiras, onde se guardava o barco, os utensílios para a faina e para a apanha do sargaço e pilado, que era aplicado nas práticas agrícolas.
Está situada a dezenas de metros dos tanques romanos de salga de peixe, datados dos séculos II-IV d.C. e classificados como Monumento Nacional. Estes tanques, escavados na rocha na Praia de Angeiras, destinavam-se ao fabrico do “garum”, produto resultante da maceração de determinadas espécies de peixe, aperitivo muito apreciado pelos romanos.
Em Matosinhos, no coração do Bairro dos Pescadores, o Núcleo Museológico do Mar tem como exposição permanente um conjunto de objetos que fizeram parte do “modus vivendi” de tempos passados na comunidade dos pescadores matosinhenses.
A visita será acompanhada por Fernando Martinho, da Turislavra - Cooperativa de Turismo de Lavra, e por Agostinho Marques, da NAPESMATE - Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos.
Destaque também para a realização de jogos tradicionais no exterior do Museu da Memória de Matosinhos e, no seu interior, para a exibição de documentário do património imaterial sobre a indústria conserveira tradicional.
A programação encerra com a atuação, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, do COR(p)O Metropolitano, "um coro intermunicipal e polifónico, composto por 17 partes de um todo, capaz de mapear o território e as suas comunidades, numa partilha do pensamento sobre si próprias e sobre os lugares do seu lugar, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa.”
O Cor(p)o Metropolitano de Matosinhos conta com a coordenação artística de António Serginho e Sara Yasmine e com a direção musical de Beatriz Rola e Inês Luzio.
Consulte a programação para Matosinhos no dia 14 de novembro:
Visitas orientadas:
“Matosinhos: Território e Horizonte de um povo”
11:00-12:30 (1ª parte) – Ponto de encontro: Avenida da Praia de Angeiras, 103, Lavra
14:30-15:30 (2ª parte) - Ponto de encontro: Rua de Manhufe (antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores), Matosinhos
Almoço, com degustação de iguarias, no Restaurante Lobo do MAR (Angeiras) para os participantes, mediante indicação aquando da inscrição.
Inscrições: https://forms.gle/dDENmX4EPak1AxTG8
Jogos Tradicionais:
15:00-17:30- Espaço exterior do Museu da Memória de Matosinhos (MUMMA)
Património Imaterial da Área Metropolitana do Porto (PIAMP):
15:00-17:30- Museu da Memória de Matosinhos (MUMMA)
Projeção do filme “A Indústria Conserveira Tradicional de Matosinhos”
Atuação do Cor(p)o Metropolitano:
18:00- Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho
![]()
